Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Prefeitura lança Manual de Redação e Procedimentos para comunicadores que atuam na gestão pública

De maneira inédita, a Prefeitura de Manaus lançou um Manual de Redação e Procedimentos, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). O documento, que se soma a mais um dos legados deixados pela gestão Arthur Virgílio Neto, tem o objetivo de nortear os caminhos de profissionais de comunicação que atuam em assessoria, especialmente na gestão pública, e inspirar estudantes da área e comunicadores de outras esferas. Com edição impressa limitada, o manual está disponível no portal www.manaus.am.gov.br ou na plataforma do issuu, no link http://bit.ly/380M1V1.

“Todo o trabalho desenvolvido pela nossa gestão tem sido referência em diversos setores e, claro, a comunicação é fundamental para dar ampla visibilidade às conquistas que alcançamos. Esse manual é essencial para que esse trabalho não se perca e que inspire cada vez mais profissionais. Fizemos um mandato de melhorias para a cidade em todos os segmentos e o meu desejo é que as próximas gestões sigam esse caminho de evolução”, afirmou o prefeito Arthur Neto.

Na era das chamadas “fakenews”, a informação apurada, pensada e formada por profissionais se tornou essencial, ampliando a demanda de comunicadores cada vez mais preparados. As estratégias desenvolvidas por esses profissionais e de que forma elas podem ser realizadas dentro do setor público são algumas das questões respondidas pelo Manual de Redação e Procedimentos. Em paralelo, também foi produzido um Manual de Prevenção e Gestão de Crise de Imagem, para consumo interno da Semcom.

A publicação reúne as experiências práticas desenvolvidas ao longo dos últimos anos e tem como temas principais: a linha editorial adotada pela Semcom; o relacionamento com a imprensa; a produção de textos com informações de padronização e uso da língua; videorreleases e audiorreleases; e apresentação de produtos gerenciados pela secretaria, como o Portal da Prefeitura de Manaus, as mídias sociais, o Boletim Manaus, a revista Manaus e a Rádio Web.

“O Manual de Redação reúne a gama de serviços realizados pela Semcom nos setores que a comunicação abrange, como o jornalismo, o marketing e, claro, as mídias sociais. Além disso, também reunimos nossas experiências em gestão de crise e fizemos um outro manual. Por eles, tem-se noção da importância da comunicação na estrutura municipal. É uma grande responsabilidade, principalmente quando ela se torna estratégica, por isso pensamos e fizemos esses manuais, para que nossa experiência contribua com o crescimento profissional de todos”, destacou a secretária de comunicação, Kellen Veras Lopes.

Em um ano atípico, em que todos foram pegos de surpresa com a pandemia do novo coronavírus, a comunicação ganhou ainda mais notoriedade, seja informando a população sobre as notícias, ou orientando sobre as formas de prevenção e tratamento da Covid-19. O manual dedica um capítulo inteiro para explicar o trabalho desenvolvido pela Semcom durante a pandemia, principalmente nos meses de picos de casos e mortes na capital amazonense.

“A Semcom integrou todos os seus setores para levar aos cidadãos informações precisas e de qualidade, principalmente nesse período de pandemia. É nessa hora de maior demanda que vemos a necessidade de uma estrutura bem integrada, envolvendo todos os setores e as formas e plataformas de conteúdos disponíveis, do jornalismo à publicidade e marketing. Esse manual de redação, sem dúvida, é um importante legado desta gestão para as próximas”, afirmou a subsecretária municipal de Comunicação, Alita Falcão.

Cases

Nos últimos anos, a Secretaria de Comunicação alcançou importante protagonismo dentro da gestão, acompanhando mudanças diversas na tecnologia e participando da tomada de decisões estratégicas em políticas públicas e outras melhorias à capital. Além disso, inspirou estudantes em trabalhos acadêmicos, promovendo encontros com alunos, ajudou no resgate de símbolos importantes para a cidade, como o Brasão e o Hino de Manaus, além das inúmeras divulgações em várias mídias sobre serviços e ações do município e atendimentos voltados à imprensa e aos cidadãos, diretamente.

“O Manual de Redação, de certa forma, coroa todo nosso trabalho dos últimos anos, que obviamente incluem erros e acertos, mas evidencia, sobretudo, os êxitos das experiências da gestão. Com isso, esperamos inspirar e preparar os comunicadores para que tenham um guia, um ponto de partida, para manter e melhorar cada vez mais a eficácia da comunicação pública e, consequentemente, fornecer a transparência necessária, para que os cidadãos se sintam não apenas informados, mas partícipes da administração da cidade”, finalizou o diretor do departamento de Comunicação da Semcom, Rômulo Araújo.

Texto– Mauricio Freire / Semcom

Foto–Márcio James / Semcom

-publicidade-