24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura lança obra de revitalização da orla da Manaus Moderna

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, lançou na manhã desta quarta-feira, 07 de janeiro, o projeto de revitalização da orla da Manaus Moderna.

O local funciona como área de embarque e desembarque de passageiros, entre eles turistas, além de ser passagem para as pessoas que frequentam a feira mais tradicional da cidade, recebendo, em média, 5 mil pessoas por semana.

O projeto de revitalização foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Caixa Econômica Federal.

A obra está avaliada em R$ 950 mil, dinheiro que, segundo o prefeito, não vai saí dos cofres da prefeitura, mas é oriundo da sobra de um convênio realizado com a Caixa Econômica.

O projeto contempla a recuperação de todo o pavimento asfáltico, a implantação de iluminação LED (Led Light Emitting Diode), capaz de atingir altos níveis de fluxo luminoso, com um consumo de energia elétrica aproximadamente 30% menor que as lâmpadas convencionais, novo mobiliário urbano, faixas para pedestres no modelo “traffic calming” (faixas de pedestres com ponto de travessia elevado), sinalizações horizontais e verticais, restauração das calçadas com espaço mais amplo para passeio, instalação de guarda-corpo, entre outras melhorias na infraestrutura da orla.

Além das obras de infraestrutura, novas baias de estacionamento de veículos pequenos e caminhões de carga e descarga vão ser criadas, o que vai ajudar a organizar o fluxo de veículos e pedestres.

Para isso, a área próxima ao rio Negro vai ser exclusiva para carga e descarga, ficando estritamente proibido o estacionamento de veículos menores ou ponto de táxi. Já a parte direita, situada ao lado da feira, vai possuir pontos de estacionamento e locais definidos para a parada de veículos que abastecem a feira e o Mercado Municipal Adolpho Lisboa.

O prefeito destacou que gostaria de firmar uma parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para que a prefeitura possa fazer não apenas a revitalização da via, calçadas e iluminação da Manaus Moderna, mas também da área da margem do rio, onde acontece o embarque e desembarque de passageiros.

Após passar por análise na Caixa Econômica e no Iphan por se tratar de uma obra em área de tombamento, o projeto de revitalização da orla foi adequado e está apto para ser realizado. A obra faz parte do projeto de requalificação do Centro Histórico.

O projeto de revitalização da orla da Manaus Moderna é assinado pelo Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), em parceria com a Seminf, e vai ter investimento de quase R$ 1 milhão.

A proposta é melhorar as condições de acessibilidade do público, que utiliza os serviços disponíveis no porto e na feira e, assim, devolver à população amazonense mais um ponto turístico totalmente revitalizado.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui