27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Prefeitura leva oportunidades de qualificação às vítimas do incêndio no Educandos

 

Desde que o incêndio afetou mais de 2,5 mil moradores do bairro Educandos, zona Sul, em dezembro do ano passado, a Prefeitura de Manaus vem planejando e executando ações que possam ajudar os atingidos a recomeçar suas vidas. Pensando nisso, nesta quinta-feira, 28/2, à noite, a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), o Fundo Manaus Solidária, em parceria com o Conselho Comunitário do Bairro de Educandos (CCBE), promoveram oportunidades de qualificação às vítimas do sinistro.

O objetivo da ação é oferecer, por meio de cursos, oficinas e outras atividades que possam contribuir para uma formação efetiva que os possibilitem conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho ou ainda entrarem no ramo do empreendedorismo, por meio das capacitações empreendedoras ofertadas pela secretaria.

Conforme a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro todas as medidas emergenciais após o incêndio foram adotadas e, posteriormente, cada caso foi analisado e observou-se que muitas pessoas precisam de oportunidades e, por isso a Prefeitura de Manaus está oferecendo qualificação profissional.

“Logo após o incêndio, a população de Manaus mostrou o quanto é solidária e ajudou em tudo, mas com o tempo observou-se que as necessidades eram diversas e, com a orientação do prefeito Arthur Neto a Semtepi irá dar oportunidades a essas pessoas que precisam disso também. Todo o suporte que as famílias precisam está sendo ofertado, porém daqui a pouco elas precisarão voltar a caminhar por si só e quanto mais preparadas estiverem melhor. Com certeza isso fará muito bem à família como um todo e é isso que desejamos”, destacou.

Para o secretário da Semtepi, Marco Pessoa, a oportunidade é o início de uma nova história para estas pessoas. “O incêndio além de ter tirado os bens materiais, tirou também a esperança dos atingidos. Nossa preocupação é assistir as famílias e estes cursos vão fazer com que eles se esforcem para reconstruir suas histórias de vida”, observa Pessoa.

Andreia Brito, vice-presidente do CCBE, conta que as ações da Prefeitura de Manaus estão bem amarradas e pensando em todos os lados das vítimas. “Nós agradecemos todo o trabalho que o prefeito Arthur Virgílio Neto tem feito pelas vítimas do incêndio. As pessoas precisam recomeçar e a qualificação profissional vai trazer a elas novas chances de descobertas de campos de trabalho e é isso que nós desejamos”, salienta Andreia.

— — —

Texto: Fundo Manaus Solidária e Wesley Paiva / Semtepi

Fotos: Wesley Paiva / Semtepi

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui