Amazonas Notícias

Prefeitura monitora vagas especiais em supermercados de Manaus

Com o objetivo de assegurar a acessibilidade e o direito ao estacionamento reservado, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou uma operação de fiscalização focada nas vagas especiais em supermercados situados na zona Centro-Sul da cidade. Na ocasião, 24 veículos foram autuados por estacionamentos irregulares.

O diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari, destacou a seriedade da fiscalização. “Essa operação é importante para assegurar que as vagas destinadas a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida sejam de uso exclusivo dos que necessitam. Ainda observamos um grande número de infrações, o que reforça a importância do nosso trabalho em conscientizar a população e garantir o cumprimento das normas”, comentou Ventilari.

Os agentes fiscalizaram os supermercados DB, Baratão da Carne, no Parque 10 de Novembro; Assaí, Atack e Nova Era, na avenida das Torres; o supermercado Atack, na avenida Professor Nilton Lins; Carrefour, no bairro Flores; além do Fórum Henoch Reis e do Tribunal Regional Eleitoral, todos esses estabelecimentos possuem vagas especiais de idosos e para pessoa com deficiência.

Essas ações fazem parte de uma campanha mais ampla de conscientização e respeito às leis de trânsito, visando não apenas a aplicação de penalidades, mas, principalmente, a educação dos motoristas para uma convivência harmoniosa e respeitosa no trânsito da cidade.

“Acreditamos que a educação é a chave para a mudança de comportamento que esperamos ver nos motoristas de Manaus. Estamos comprometidos em fazer de Manaus um exemplo de cidade acessível para todos”, concluiu Ventilari, reiterando o compromisso da gestão municipal em promover a inclusão e o respeito às necessidades de todos os cidadãos.

Credencial

Para obter a credencial que autoriza estacionamento em vaga especial, os idosos precisam apresentar os seguintes documentos: comprovante de residência atualizado, cópia de RG e CPF. Para as pessoas com deficiência devem ser apresentados também o laudo médico, constando diagnóstico, CID, carimbo e assinatura do médico especialista.

A credencial pode ser adquirida gratuitamente, de segunda a sexta-feira, na sede do IMMU, na avenida Urucará, nº 1.180, bairro Cachoeirinha, zona Sul, das 8h às 14h. O cartão que identifica o beneficiado para vagas especiais é específico para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e pessoas com deficiência física, visual ou com síndromes e tem validade de cinco anos.

A Prefeitura de Manaus reforça o apelo aos condutores para que respeitem as sinalizações de trânsito e contribuam para uma cidade mais acessível, ressaltando que o cumprimento das normas de estacionamento em vagas especiais é fundamental para garantir os direitos e a mobilidade de todos os cidadãos.

— — —  

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Fotos – Divulgação /IMMU

Relacioandos