Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Prefeitura oferta curso de produção de ovos de Páscoa a usuárias das cozinhas comunitárias de Manaus

Para encerrar a programação do Mês da Mulher e aproveitar o período pascal, a Prefeitura de Manaus concluiu nesta terça-feira, 30/3, o curso “Fabricação de Ovos de Páscoa Artesanais”. A capacitação, que durou cinco dias, foi destinada a usuárias da cozinha comunitária do bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste, administrada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). A proposta é oportunizar renda e desenvolvimento financeiro às famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e econômica, conforme orientação do prefeito David Almeida.

“A importância do empreendedorismo para as mulheres vem somar a toda ideia que temos, para que elas possam contribuir com o aumento da renda familiar em um momento em que vivemos uma grave crise sanitária e econômica. Buscando também os aspectos de integração, de formação e capacitação para enfrentar o mercado que é competitivo”, afirmou Graça Prola, subsecretária municipal de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos, da Semasc.

As alunas aprenderam o passo a passo sobre a fabricação dos chocolates, passando por montagem de miniovos; formas de armazenamento; noções de gramatura e como precificar os ovos de Páscoa. Para Bruna Sabino, que está desempregada, a oficina vai garantir renda em um momento muito difícil.

“Foi muito gratificante porque aqui na nossa comunidade a gente não tem esse tipo de oportunidade. Com esse período de pandemia tem muita gente desempregada e esse curso veio em boa hora, para aprender e poder começar a ter uma renda”, declarou.

E para ganhar a certificação, foi realizada uma prova prática de montagem de um ovo de Páscoa. No final do curso, todas as alunas foram aprovadas.

“Eu já sou artesã, trabalho com confecção de laços, e ter participado desse curso foi muito bom, porque nos proporcionou uma nova oportunidade para trabalhar com uma coisa nova”, afirmou a aluna Hellen Silva.

A atividade de capacitação contou com o apoio do grupo Rei do Churrasco, que forneceu todo o material do curso, doou cestas básicas e kits de limpeza, além de R$ 80 para cada participante comprar os materiais, para confeccionar o produto em casa e iniciar a venda.

“Nós achamos legal fazer esse tipo de parceria, não só para gerar emprego e renda, mas fazer o lado social acontecer também. Empreender vai muito além do que gerar riqueza, é ter compromissos sociais para que a sociedade possa ter acolhimento. Se todo mundo fizer um pouquinho desse papel, poderemos ter um mundo muito melhor”, disse Aulício Júnior, diretor do grupo Rei do Churrasco.

Todos os 140 ovos de Páscoa fabricados pelas mulheres, serão doados para a instituição Legião da Boa Vontade (LBV) Manaus, que vai dar continuidade à ação social.

“Inicialmente fomos procurados pelo grupo que estava interessado em fazer doação de ovos de Páscoa para as nossas crianças. Depois, ampliamos essa ideia para o curso de capacitação às mulheres. Então, procuramos a cozinha comunitária, apresentamos a proposta e tudo aconteceu da melhor forma possível. Somando forças em benefício da comunidade”, concluiu Elisene Santos, gestora administrativa e social da LBV em Manaus.

Sobre as Cozinhas Comunitárias

A Prefeitura de Manaus coordena, por meio da Semasc, seis cozinhas comunitárias localizadas em áreas de grande vulnerabilidade social da capital. São servidas, diariamente, mais de 1.200 marmitas, que por conta da pandemia e para evitar aglomerações, são consumidas em casa ou em outros espaços.

Texto – Leonardo Fierro / Semasc

Foto – João Viana / Semcom

-publicidade-