Um total de 4.403 atendimentos foi realizado durante o Prefeitura + Presente (P+P) na manhã deste sábado, 20/7, na comunidade Nossa Senhora de Fátima 2, no bairro Cidade de Deus, zona Norte. Mais de 35 tipos de serviços foram oferecidos durante a ação itinerante montada na escola municipal Poetisa Cora Coralina que, das 8h às 12h, teve a oferta de serviços médicos, emissão de documentos, atendimentos psicológico, social e legal e até sessões de higiene pessoal e embelezamento.

”A cada 15 dias a Prefeitura de Manaus vem com todos os seus serviços para as nossas comunidades. Essa é uma relação tão estreita, cada vez maior, e isso faz a diferença, porque esse é um dos programas mais vitoriosos que a prefeitura tem, porque é a partir do P+P que a gente vê o que acontece no dia a dia, a parceria que levamos todos os dias para as comunidades de Manaus”, destacou a secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio, que esteve no local acompanhando os serviços representando o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Ela destacou que a escolha de um dia de sábado para realizar essas atividades dá oportunidade para que os serviços sejam estendidos cada vez mais à população, aproximando essa rede de atendimento das populações que mais necessitam. “É a oportunidade de fazer ainda mais, oferecer em um único local os serviços a uma comunidade. Isso encurta tempo, diminui o gasto da população e a gente vê também a alegria da comunidade”, disse. “E isso é uma das coisas que tanto o prefeito Arthur Neto como a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro conversam com a gente. Que a comunidade seja ouvida e que receba os serviços que mais necessita”, reafirmou.

A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria (Semdec), envolveu mais de 20 órgãos municipais, estaduais e parceiros como a Águas de Manaus, Amazonas Energia e Defensoria Pública, que ficam reunidos em um só lugar para dar soluções mais rápidas às demandas dos comunitários, sobretudo daqueles residentes de áreas mais afastadas da região central.

“Certamente a gente terá aqui um dos maiores públicos. Cheguei às 7h30 e já havia muita gente, teremos mais de 2 mil pessoas, com certeza. As pessoas sendo atendidas desde cedo com mais de 35 serviços municipais e de parceiros como, por exemplo, os serviços de bem-estar. É uma ação muito completa e de muita utilidade”, destacou o secretário interino da Semdec, Rodrigo Guedes.

Foram oferecidos serviços como agendamento de 1ª via de RG, clínico geral, aferição de pressão, fonoaudiólogo, farmácia, vacinação, psicólogos, conselho tutelar, atendimento da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), assistência social, Gestão de Trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) com o credenciamento de estacionamento para idosos e portadores de deficiência, além de atividades esportivas, designer de sobrancelha e corte de cabelo masculino e feminino.

Atendimentos

Durante a ação, por exemplo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou 102 consultas médicas, 16 solicitações de exames, 96 afeições de pressão arterial e oito encaminhamentos para especialistas. Foram entregues mais de 1,5 mil preservativos masculinos, entre outros serviços de saúde.

Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) fez a distribuição de 300 mudas de espécies frutíferas, ornamentais e medicinais para os moradores do bairro que participaram da edição do projeto. O órgão levou também exposição de produtos feitos à base de reaproveitamento de resíduos sólidos e material informativo e de sensibilização da campanha de combate às queimadas.

Texto – Jacira Oliveira/ Semcom e assessorias

Foto – Mário Oliveira / Semcom e Divulgação/Semmas (em anexo)