25.05.19 Ação Social Prefeitura Mais Presente. Escola Municipal Firme na Fé. Foto: Nathalie Brasil/ Semcom

A escola municipal Firme na Fé, na rua Ovídio Gomes Monteiro, bairro Alvorada 3, zona Oeste, foi a unidade de ensino escolhida para receber a decima edição deste ano, da ação itinerante “Prefeitura + Presente” neste sábado, 25/5. O projeto é realizado pela Prefeitura de Manaus, sob coordenação da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) e busca levar para perto da população serviços oferecidos pelo município e empresas parceiros.

Ao todo, foram mais de 1.300 atendimentos de uma gama de 30 serviços ofertados como clínico-geral, aferição de pressão, psicólogos, conselho tutelar, atividades lúdicas, manicure, higiene bucal, limpeza facial, massoterapia, corte de cabelo masculino e feminino, cadastro de emprego, entrega de mudas, além de palestras sobre saúde bucal e distribuição de kits de escovação e de folders educativos sobre doenças como tuberculose, tabagismo, hipertensão e diabete.

Segundo o representante do Procon Manaus, Mário Barros, a iniciativa já se consolidou como a principal ação de cidadania realizada pela gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto. “Essa é a décima edição deste ano, que tem como objetivo levar os serviços da prefeitura até os cidadãos. O programa atinge todas as zonas da cidade e está cada dia mais fortalecido e próximo da população”, afirmou.

A dona de casa, Marília Bentes, agradeceu a prefeitura pela oportunidade de levar seu filho ao pediatra sem enfrentar grandes filas. Um serviço ótimo, por que nem sempre todo mundo tem essa oportunidade”, disse.

Entre os atendimentos realizados, ao todo, foram distribuídos 320 kits de higiene bucal e registradas mais de 200 ações de educação a saúde, que incluíram consultas médicas, testes rápidos, vacinas e distribuição de preservativos, além da realização de orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Foram ainda feitos 55 cadastros no Sine Manaus, 66 cortes de cabelo masculino, 11 femininos além de atividades lúdicas para crianças, ministradas pela equipe de educação da Superintendência Municipal dos Transportes e Urbanos (SMTU) e pelo grupo Garis da Alegria, da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), entre outros.

“É uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, que possamos aproximar a população dos diversos serviços do executivo municipal para garantir direitos, cidadania e acesso a saúde em um único local. Isso é uma prefeitura que cuida do cidadão”, destacou a titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio, que acompanhou o atendimento ao público presente.

Saúde e meio ambiente

Na edição deste sábado do Prefeitura + Presente, equipes do Distrito de Saúde (Disa) Oeste, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizaram, entre as 8h e as 12h, atendimentos em diversas áreas. Foram 70 consultas com pediatras e 71 com clínico-geral. Foram realizadas também 75 aferições de pressão, 17 testes de glicemia, 31 abordagens sobre tuberculose e dispensadas 83 receitas de medicamentos.

Na ação, foram distribuídos mais de 1.700 presertivos masculinos, 291 femininos e 220 frascos de gel lubrificante. Ainda dentro das ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), foram realizados 140 testes rápidos com confirmação de dois casos de sífilis e um HIV positivo. Todos foram acolhidos e atendidos pela equipe de enfermagem e encaminhados ao Serviço de Assistência Especializada (SAE) em HIV/Aids da Policlínica Franco de Sá, no Nova Esperança, para acompanhamento.

A equipe de Educação em Saúde realizou palestras e orientações a 228 pessoas, com atividade educativa em saúde bucal com distribuição de 176 kits para adultos e 144 para crianças, totalizando 320 kits.

Além disso, foram aplicadas 46 doses de vacina entre hepatite B, difteria, DTP, tetravalente, meningocócica, febre amarela, varicela e H1N1.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) distribuiu 300 mudas frutíferas, ornamentais e medicinais, como forma de estimular a arborização dos quintais no bairro Alvorada. Os técnicos em Educação Ambiental do órgão levaram também material informativo sobre o sauim-de-coleira, também chamado de sauim-de-manaus, e de orientação sobre o combate ao caramujo africano, para a sensibilização dos moradores a respeito das duas temáticas.

Texto – Anne Caroline Guedes / Procon Manaus

Foto – Nathalie Brasil / Semcom