23.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura promove encontro para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Em alusão aos 25 anos da Lei de Cotas (lei nº 8.213/91) e 1 ano da Lei do Estatuto da Pessoa com Deficiência (lei nº 13.146), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), realizou, nesta quinta-feira, dia 20, o 1º Encontro Municipal para a Promoção da Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho.

A proposta do evento foi de promover o acesso da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho, buscando conscientizar e sensibilizar as empresas para essa integração, além de informar e orientar a pessoa com deficiência sobre seus direitos e de como acessá-los.

Segundo a secretária Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (Semtrad), Ananda Carvalho, existem duas demandas: as pessoas com deficiência (PCD) que desejam sua absorção no mercado de trabalho e as empresas procurando este público, com requisitos de qualificação para serem incorporados no mercado. “Nós vamos qualificar os PDCs, com isso, aumenta a qualidade curricular e a absorção no mercado de trabalho”.

A atuação vai ser intensiva e em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Sesi) na captação de empresas que queiram utilizar o Sine para fazer sua pré-seleção.

Representando a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), Mário Célio busca por melhorias que atendam as necessidades básicas de quem passa pelas dificuldades que ele mesmo enfrenta. O assessor teve poliomielite com nove meses de idade o que deixou sequela na perna esquerda. Hoje, ele comemora o avanço e conquistas da Lei de Cotas. “Temos também, que quebrar a barreira de atitude das pessoas, e fazê-las entender as necessidades e limitações de cada um.”

Conforme a pesquisa Responsabilidade Social das Empresas Percepção do Consumidor Brasileiro, realizada pelo Instituto Ethos, 46% dos entrevistados declararam que a contratação de pessoas com deficiência está em primeiro lugar entre as atitudes que os estimulariam a comprar mais produtos de determinada empresa.

O diretor do Departamento de Direitos Humanos da Semmasdh, Luiz Carlos Júnior, destacou que foi observado que as empresas sempre reclamam que não sabem onde encontrar PCDs para fazer o cumprimento da lei de cotas, e os PCDs dizem que as empresas não abrem essa possibilidade. “Nosso papel é fazer essa intermediação, executando serviços, programas, promovendo os direitos dos PCDs.”

Segundo a secretária da Semmasdh, Mônica Santaella, no evento também foi apresentado o Programa de Acesso à Cidadania, que é operacionalizado pela pasta. “É um trabalho muito gratificante. Cada pessoa que conseguimos inserir é sempre uma grande vitória.”

O programa consiste em qualificar a pessoa com deficiência e promover ações que propiciem a inclusão no mercado de trabalho, seja em setores públicos ou privados.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui