Amazonas Notícias

Prefeitura promove evento de integração para mais de 800 novos servidores da Semsa

Prefeitura de Manaus promoveu um evento de integração para 835 novos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nesta terça-feira, 14/11, aprovados no concurso público de 2021 da pasta, visando acolher os profissionais e contribuir para o desenvolvimento qualitativo dos serviços voltados à população. A atividade ocorreu no auditório Nina Lins, da Universidade Nilton Lins, no bairro Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul, em duas turmas, pela manhã e à tarde.

O encontro teve a presença da titular da Semsa Manaus, Shádia Fraxe, que deu as boas-vindas aos servidores empossados neste ano, ao lado dos subsecretários de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, e de Gestão Administrativa e Planejamento, Nagib Salem, além de outros gestores, diretores e gerentes da pasta.

Shádia lembrou que a realização de um concurso público era um sonho da sua gestão à frente da Semsa, prontamente atendido pelo prefeito David Almeida, e antecipou que uma nova convocação do certame, realizado em 2022, será realizada no próximo mês. “Em dezembro, chamaremos mais 500 aprovados, que começarão o ano cheios de novidades”.

A secretária ainda reforçou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), enfatizando que a atenção básica em Manaus foi avaliada pelo Ministério da Saúde como a melhor dentre as capitais, nos últimos seis quadrimestres.

“Esperamos que todos façam verdadeiramente parte da Semsa, e vamos juntos fazer o SUS melhor, vamos ser o diferencial do Brasil”, declarou.

Durante o evento, coordenado pela Diretoria de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde, diretores e gestores da Semsa apresentaram palestras enfocando a estrutura e o funcionamento da pasta, direitos e deveres do servidor, ética profissional, regime previdenciário municipal, saúde e bem-estar no trabalho, entre outros temas.

Conforme a diretora de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde, Mircleide Santana, a proposta da acolhida foi a de possibilitar uma integração mais efetiva dos servidores na Semsa, assim permitindo a eles desenvolver melhor suas atividades na secretaria.

“Apresentamos a eles a secretaria, incluindo sua missão, visão e valores, e também seus direitos e deveres como servidores. Esperamos que eles saiam fortalecidos, tendo um melhor conhecimento de como funciona a Secretaria Municipal de Saúde”, apontou.

Uma das participantes do evento de integração, a agente comunitária de saúde, Karla Lima, de 26 anos, que já vem atuando nos últimos meses junto à Unidade de Saúde da Família (USF) Frei Valério Di Carlo, no bairro Novo Israel, zona Norte. Ela destacou que as apresentações lhe permitiram conhecer mais sobre o funcionamento da secretaria, dos fluxos internos de trabalho aos serviços ofertados à população.

“É importante para termos uma visão mais ampliada de como funciona a Semsa não na porta de entrada da saúde, na unidade básica ou no Samu (Serviço Médico de Atendimento de Urgência), como também dos trâmites administrativos, dos nossos direitos e deveres”, disse.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Artur Barbosa / Semsa

Relacioandos