Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Prefeitura promove evento sobre Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da cardiopatia congênita, que se manifesta na vida intrauterina ou nos primeiros dias de vida do bebê, a Prefeitura de Manaus realiza o 1º Seminário Municipal de Conscientização da Cardiopatia Congênita, programação técnica para marcar o Dia Nacional de Conscientização sobre esta doença, nesta quinta-feira, 10/6, a partir das 9h. O evento acontece no auditório Deodato de Miranda Leão, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), localizada avenida Maceió, em Adrianópolis, zona Centro-Sul.

Participam da programação profissionais de saúde da Semsa e da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), que atuam na rede de saúde nas etapas de acolhimento, tratamento e acompanhamento das crianças diagnosticadas com cardiopatia congênita.

A abertura do evento, que se estende até as 12h, será realizado pela secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, que destaca a importância da articulação da atenção primária, coordenada pelo município, com a média e alta complexidades, gerenciadas pelo Estado, no sentido de garantir o acesso e qualidade no atendimento.

“É fundamental fortalecer as relações entre os profissionais da rede desde o acolhimento à mãe, até o acompanhamento do bebê, para que ele se desenvolva de maneira a ter qualidade de vida. Esse esforço exige a articulação dos profissionais da ponta, na rede de atenção primária e os que atuam diretamente no tratamento da cardiopatia congênita”, pontua Shádia.

Programação

A programação terá início com a explanação do tema “Plano municipal de atendimento às gestantes de feto com cardiopatia congênita e seguimento dos recém-nascidos cardiopatas em Manaus”, a ser apresentado pelas servidoras da Semsa, Ivone Amazonas Abolnick, chefe do Núcleo de Saúde da Criança, e Gerda Coêlho, chefe do Núcleo de Saúde da Mulher da Semsa, respectivamente.

Em seguida, o tema “A importância do teste do coraçãozinho e o ecocardiograma beira-leito”, será apresentado pela médica neonatologista da maternidade Dr. Moura Tapajóz, Ana Paula Célia Menezes.

A importância do ecocardiograma fetal e o diagnóstico precoce serão explorados pelo médico Antônio Carlos Silva Júnior, que atua no hospital Francisca Mendes, na zona Norte. Logo após será a vez do cardiologista Marcelo Mello Gonçalves, que vai abordar o reconhecimento da cardiopatia congênita no recém-nascido.

A programação contempla ainda um debate sobre o tema a ser mediado pela enfermeira Ivone Amazonas, chefe do Núcleo de Saúde da Criança.

O subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Pinheiro Pessoa Coelho, encerra o evento dando destaque a responsabilidade compartilhada para o acolhimento, tratamento e acompanhamento de crianças com cardiopatia congênita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento será transmitido pelo canal da Semsa no YouTube, a partir das 9h desta quinta-feira, 10, por meio do link: https://youtu.be/ZAb7kkrEOfQ.

Texto – Tânia Brandão/Semsa

-publicidade-