27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura promove manhã de atividades e lazer para a terceira idade

Frequentadores dos Centros de Esporte e Lazer (CELs) situados nos bairros Japiim e Petrópolis, na zona Sul, foram contemplados neste domingo, 22, com o projeto Viver Bem na Terceira Idade, mantido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

Eles foram levados por uma equipe do órgão municipal ao Complexo Turístico Ponta Negra, na zona Oeste, onde realizaram, das 7h às 12h, diferentes atividades físicas, como alongamento, caminhada orientada, ginástica, pedalada e dança.

Sob a coordenação da gerente de Atividades Especiais da Semjel, Laila Almeida, a iniciativa surpreendeu as expectativas dos participantes. Iniciada com um café da manhã, onde foram oferecidas ao público da terceira idade frutas regionais, sucos e iguarias da região, o encontro terminou com uma oração coletiva, após a conclusão das atividades físicas.

“Passamos a semana inteira aguardando este encontro. Está sendo maravilhoso estar com os amigos que fiz no CEL Petrópolis tomando um café reforçado e apreciando essa bela paisagem que a Ponta Negra nos proporciona. A atividade em grupo é muito divertida, algo diferente do nosso cotidiano. Estou muito satisfeita com esse trabalho que está sendo feito pela prefeitura”, declarou a aposentada Neiva Pascoal, 65.

Raimunda de Brito, 77, que frequenta o CEL situado no Japim, afirmou que o projeto transformou a vida dela. “Hoje tenho muito mais disposição pra fazer tudo. Sempre que posso acompanho a programação esportiva oferecida na unidade. Conto com o apoio da minha família para não desistir das atividades físicas”, relatou Raimunda, que pratica esportes há dezesseis anos.

O orientador Eldo Gomes, que integra a equipe da Gerência de Atividades Especiais da Semjel, destacou as parcerias que vieram para somar com o programa, como a Mynt Manaus, que levou professores de dança para reforçar os exercícios oferecidos ao público, Movimento Pedala Manaus e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

No local, professores de Educação Física e acadêmicos de Medicina reuniram os idosos antes de começarem as atividades, fazendo a aferição de pressão arterial e passando orientações para que eles pudessem fazer as atividades físicas com segurança ao longo do dia. Para o secretário da Semjel, Elvys Damasceno, a valorização dos idosos por meio dessa iniciativa é de suma importância. ”O programa Viver Bem na Terceira Idade procura mostrar o valor desses idosos, proporcionando bem-estar a eles, que hoje têm algumas limitações no dia a dia. A atividade física é uma porta para que eles possam se sentir bem, uma motivação para superar as dificuldades por meio de exercícios físicos e momentos de lazer”, concluiu Damasceno.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui