Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Prefeitura promove workshop para o Departamento de Gestão Educacional da Semed

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu, nesta segunda-feira, 17/5, o 1º Workshop para o Departamento de Gestão Educacional (Dege) 2021, com o tema do ano letivo “Família e Escola: construindo a excelência na educação, em prol de uma Manaus melhor para se viver”, no auditório da Universidade Paulista (Unip), no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

O objetivo do evento foi apresentar o Dege com as suas divisões, gerências e coordenações que compõem o setor, o organograma, a função e os principais programas e projetos desenvolvidos para melhoria da rede municipal de ensino.

O secretário da Semed, Pauderney Avelino, acompanhou o workshop e destacou o trabalho realizado pelos profissionais de todos os setores que fazem parte do departamento e buscam a excelência na educação de Manaus.

“O Dege é o maior departamento que nós temos na secretaria. Portanto, como é atividade fim, tem vários órgãos dentro do próprio departamento. É importante esse trabalho que está sendo apresentado, ele traz uma série de esclarecimentos, sobretudo, dos projetos, dos programas e das pessoas que compõem cada divisão, sempre seguindo as diretrizes do prefeito David Almeida, buscando mudar nossa cidade, por meio da educação”, pontuou.

Para o diretor do Dege, Euvaldo Bezerra, é fundamental que todos saibam sobre os projetos e programas que são realizados dentro da rede municipal em várias vertentes. “Nosso objetivo é mostrar as principais ações e programas que são desenvolvidos pelo Dege para que cada gerente, chefes de divisão, departamentos da secretaria, além de nossos próprios subsecretários e o secretário possam conhecer realmente quais são esses programas e projetos implementados dentro da nossa secretaria. Nossa meta é buscar a socialização entre setores da Semed, para que cada um conheça tudo isso”, observou.

Com dois projetos macros e outros que ajudam no desenvolvimento da modalidade, a chefe da Divisão de Educação Infantil (DEI), Ângela Almeida, expôs o trabalho pedagógico realizado em 269 unidades de ensino, entre Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), creches municipais e escolas mistas.

“É importante que a divisão de educação infantil busque sempre implementar projetos voltados para a excelência na educação, que é nossa meta. Hoje nós temos alguns projetos muito importantes como o estudo da proposta pedagógica, que é feito com os coordenadores, assessores e diretores de nossas escolas, onde são discutidos a importância de sempre trabalhar dentro da proposta pedagógica”, disse.

Dege

O Dege é composto por cinco Divisões, oito Gerências, quatro Centros, um Complexo, três Coordenadorias, e possui entre suas competências elaborar, implementar e avaliar as políticas educacionais do sistema público de ensino, estabelecer diretrizes educacionais e normas pedagógicas, além de orientar, coordenar e supervisionar as atividades educacionais executadas pela Semed.

Os projetos são realizados nas áreas de orientações pedagógicas, assessoramento pedagógico, alfabetização, projeto de língua portuguesa e matemática, educação financeira, esporte, campanhas de prevenção, entre outros programas.

Texto – Paulo Rogério/Semed

Foto – Salomão Júnior / Semed

-publicidade-