26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Prefeitura promoverá a 2ª reunião do FOPAZFM no próximo dia 22

O prefeito de Manaus, David Almeida, irá participar da 2ª Reunião do Fórum Municipal Permanente de Articulação da Zona Franca de Manaus (FOPAZFM), que acontece na próxima terça-feira, 22/6, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Centro. A revitalização do Centro, iluminação das áreas rurais e recuperação das vias do Distrito Industrial são alguns dos temas que serão abordados no encontro, que é promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).

As pautas apresentadas estão voltadas para a definição de estratégias, para ampliar e fortalecer o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), além de outros segmentos, a partir das sugestões recebidas em reuniões preparatórias realizadas entre os secretários dos órgãos e representantes das instituições presentes.

Conforme o subsecretário de Assuntos Operacionais da Semtepi, Gustavo Igrejas, a maior motivação da criação do fórum é que ele sirva como uma ponte entre a sociedade, prefeitura e a ZFM, para a resolução das principais necessidades da indústria, comércio e agropecuária.

“Nesta segunda reunião, daremos andamento às deliberações estabelecidas na primeira reunião e também dos encontros feitos entre as federações patronais e trabalhadores do comércio, da indústria e da agricultura. Nós já estabelecemos algumas ações a serem realizadas pela prefeitura, por meio das suas secretarias. A expectativa é atender as mais diversas demandas, trazendo assim um benefício para a sociedade”, frisou.

Proposta

O FOPAZFM foi criado pelo decreto municipal n° 5.049/2021, e tem como finalidade principal promover e estimular a articulação entre os segmentos econômicos da indústria, comércio e agropecuário, pilares da ZFM. Dentre as atribuições do FOPAZFM estão promover negócios que tragam benefícios, como a geração de renda para a sociedade, também a integração do comércio varejista, de pequenos supermercados e estabelecimentos com os agricultores e as agroindústrias locais e, com isso, aumentar as compras regionais, incentivar a agroindustrialização dos produtos locais, articular ações voltadas ao desenvolvimento de programas de formação e capacitação, além de dar apoio às atividades lideradas pelo fórum.

O fórum é permanente e composto por titulares e suplentes de vários órgãos e entidades, tendo a Semtepi como secretaria executiva. A primeira edição ocorreu no dia 27/4 e contou com a presença do secretário Radyr Júnior, o subsecretário de Assuntos Operacionais da Semtepi, Gustavo Igrejas; o superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), general Algacir Polsin; o presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Comticdetre), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador William Alemão; o vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo; e o presidente da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), Aderson Frota.

Desde então, os encontros têm reunido representantes importantes, onde são discutidos temas diversos definidos previamente e separados por afinidades temáticas entre os integrantes do fórum.

Texto – Divulgação / Semtepi

spot_img