Amazonas Notícias

Prefeitura realiza 1ª Mostra das Ações Desenvolvidas nas Bibliotecas da DDZ Oeste da Semed

Com a participação de 45 unidades de ensino, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 14/11, a 1ª Mostra das Ações Desenvolvidas nas Bibliotecas da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste. O evento foi realizado em parceria com a Oca do Conhecimento Ambiental Dr. Carim, no Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), no bairro São Jorge, em tempo integral, com a participação de gestores, professores, auxiliares de biblioteca e bibliotecários e alunos da Educação Infantil e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O objetivo da ação é promover a literatura infantil, estimulando o imaginário das crianças por meio de diversas atividades culturais como leitura recreativa, contação de histórias, recital de poesia, gincanas literárias, peças infantis, teatro de fantoches, encontro com autores locais e exposição de livros infantis, valorizando as obras literárias.

Conforme a assessora interdisciplinar das bibliotecas da DDZ Oeste, Lyssandra Hajamim, a mostra é resultado do trabalho pedagógico realizado nas escolas municipais da divisão, com o uso do espaço das bibliotecas.

“O trabalho apresentado pelos nossos auxiliares bibliotecários foi com base nas atividades que desenvolveram durante todo o ano. Aqui nós fizemos a compilação para mostrar para as outras escolas todo o trabalho. Nossa equipe é muito determinada, muito firme com propósito de estar sempre colocando as bibliotecas em um espaço agradável e levando as crianças ao incentivo, ao buscar mais pela leitura, ter esse contato com o livro, pois muitas das vezes preferem estar com o telefone. Quero também agradecer a secretária de Educação Dulce Almeida e o nosso prefeito David Almeida por estarem sempre conosco”, explicou.

Com declamação de poesias, teatro e dança, a escola municipal Rodolpho Valle, no bairro Redenção, participou da programação com sete alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e encantou a todos pelo desempenho. Para a bibliotecária Tatiane Cruz, é bom mostrar o trabalho da escola para todos.

“Nós fazemos esse trabalho o ano todo. Aqui nessa mostra é uma pequena mostra, na qual a gente está refletindo o trabalho de um ano. Temos uma parceria da biblioteca com o trabalho do professor de arte, que sempre está inovando, fazendo apresentações na escola. A biblioteca dar um suporte para essas apresentações de arte. É um privilégio estar aqui no evento”, comemorou.

A aluna do 4º ano, Lara Maria Farias Carneiro, de 10 anos, da escola municipal Paula Frassinetti, no bairro Glória, se apresentou no evento com um discurso sobre a biblioteca na sua escola.

“Minha apresentação foi uma experiência incrível, nunca participei disso antes. Fiquei um pouco nervosa, mas deu tudo certo. Eu uso a biblioteca, gosto de entrar lá e ver as histórias infantis, porque a gente aprende um pouco lendo os livros. Lendo, eu tiro minhas dúvidas de algumas coisas, eu gosto muito de livros infantis e animados para aprender e se divertir”, contou.

— — —

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Ulisson Santos / Semed

Relacioandos