Até a próxima terça-feira, 27/11, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza no auditório do Distrito de Saúde (Disa) Sul, localizado na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, 300, em Adrianópolis, zona Centro-Sul, o Curso de Capacitação Informal de Cuidador do Idoso e da Pessoa com Deficiência 2018. As atividades tiveram início nesta quinta-feira, 22, e ocorrem das 8h às 12h.

Com carga horária de 20h, o curso faz parte da rotina anual da secretaria e é realizado nos cinco distritos da capital. O objetivo é oferecer para as pessoas que já exercem o ofício de cuidador, seja com parentes ou conhecidos, uma capacitação adequada e abrangente, oferecendo todas as ferramentas necessárias para o cuidado com a pessoa idosa ou deficiente.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, destaca que oferecer esse tipo de capacitação para a própria população, que muitas vezes exerce uma atividade sem o conhecimento prático e necessário, é de extrema importância, pois influencia diretamente na qualidade de vida tanto daquele que será qualificado quanto para o idoso ou deficiente beneficiado.

O curso foi planejado para levar um conhecimento cada vez mais abrangente para os alunos, com palestras sobre cuidados com a saúde bucal, fisioterapia do envelhecimento, IST/Aids, administração de medicamentos e até mesmo a espiritualidade na terceira idade.

A chefe da Divisão de Atenção em Saúde do Disa Sul, Jocilane Lima de Almeida, explica que os assuntos abordados pelo curso beneficiam não só o paciente, como também o próprio cuidador.

Texto: Jade Leite/Semsa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here