Amazonas Notícias

Prefeitura realiza novas mudanças em linhas de ônibus para otimizar sistema de transporte

Na próxima semana, itinerários de linhas de ônibus serão alterados pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), para otimizar o sistema de transporte público da cidade. As mudanças serão em três linhas que atendem as zonas Leste e Oeste da cidade.

No próximo domingo, 19/11, a linha 676 – Valparaíso/ Aleixo/ Centro deixará de operar nos dias de domingos e feriados por conta da baixa demanda de passageiros nos referidos dias. Para cumprir o itinerário da linha, aos domingos e feriados, os usuários de transporte terão como opções as linhas 062, 063 e 065 para se deslocar ao Terminal de Integração 4 (T4), onde poderão embarcar nas linhas 600, 602 e 651 para ir em direção ao centro da cidade.

Ainda no domingo, dia 19, outra linha também será alterada. No caso, a linha 452 – Beija Flor/ Parque das Nações/ Terminal 1/ Centro, passará a atender o percurso pelas avenidas João Valério e Constantino Nery. A medida visa o retorno à operação da linha nesse trajeto, principalmente, após os devidos reparos realizados no complexo viário Roberto Campos. Outra mudança da linha 452 será na rua Souza Campos, no bairro Flores. A linha deixará de atender um pequeno trecho da via, compreendido entre as ruas Irlanda e Fraz Schubert, e o ponto de parada será remanejado para a via mais próxima (rua Fraz Schubert) para melhor atendimento aos usuários.

Outra alteração ocorrerá na linha 209 – Ajuricaba/ Centro, que a partir do próximo domingo, 19, passará a operar somente até a Estação de Transferência da Arena (E2–Arena), sempre aos domingos e feriados. A linha irá operar com itinerário normal na avenida Djalma Batista e entrando à direita na avenida João Valério, fazendo retorno em direção ao bairro pela avenida Constantino Nery.  Os usuários que se deslocam ao Centro podem fazer o desembarque na E2-Arena e embarcar em uma das 18 linhas em direção ao centro da cidade. A medida visa a otimização do sistema, haja vista a baixa demanda de passageiros para esse percurso aos domingos e feriados.

Merece atenção às mudanças que serão efetivadas a partir da próxima terça-feira, 21/11, na linha 005 – Vivenda Verde/ Campos Sales/ Estação de Transferência 2. A 005 terá seu terminal de bairro alterado para o terminal de bairro situado no conjunto Ajuricaba, zona Centro-Oeste da cidade. No entanto, em suas duas primeiras viagens continuará saindo do terminal situado no bairro Tarumã.

Outra mudança na linha 005 é que deixará de atender o conjunto residencial Vivenda do Pontal. O percurso será atendido pela linha 011 que opera com seis veículos e realiza o total de 26 viagens por dia.

— — —

Texto – Álisson Castro / IMMU

Fotos – Divulgação / IMMU

Em anexo

Relacioandos