25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura recua e não vai mais fazer enterros em sistema de empilhamento de três em três

Depois de grande recuperação negativa, a Prefeitura de Manaus informa que não será mais realizado sepultamento em sistema de camadas no cemitério público Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, zona Oeste. Por determinação do prefeito Arthur Neto, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) deve manter o modelo de trincheiras, como já vinha ocorrendo, preservando a identidade dos corpos e o vínculo das famílias.

Nesta segunda feira, vídeos circularam nas redes sociais mostrando o desespera da população no momento de enterrar os ente queridos. Assista

Para oferecer mais dignidade à população, o município, por meio de parceria, também passou a oferecer a opção de cremação. Caso a família assine a autorização, irá ao posto de atendimento do crematório, localizado no próprio local, para fazer o agendamento. A urna ficará na câmara do cemitério até o momento do deslocamento para o crematório.

Conforme dados da Semulsp, foram registrados 118 óbitos na capital amazonense, durante a segunda-feira, 27/4. Do total de mortes, 31 foram em domicílio e nove famílias optaram pela cremação, sendo realizados 109 sepultamentos. Entre as causas de morte, dez apresentaram confirmação para a Covid-19, 30 foram registradas como causa desconhecida, mal definida ou indeterminada e outras 47 tiveram no atestado síndrome ou insuficiência respiratória, dentre outros fatores.

spot_img