O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidaria, Elisabeth Valeiko Ribeiro, e o secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Lucas Bandiera, encerraram nesta terça-feira, 13/11, a programação da oitava edição da Semana Municipal de Valorização do Estagiário (SMVE), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul.

A Semana é realizada, anualmente, pela Semad, que coordena o Programa Municipal de Estágio Remunerado da Prefeitura de Manaus, em parceria com as secretarias municipais de Juventude, Esporte de Lazer (Semjel), Educação (Semed) e a Fundação Municipal de Turismo, Cultura e Eventos (Manauscult).

Liberados do expediente para participar do evento, mais de dois mil estagiários compareceram à comemoração da SMVE, que foi instituída pela Lei municipal 1.500/2010. Seguindo as diretrizes administrativas do prefeito Arthur Neto, dentro das metas estratégicas de valorização de pessoas por meio do programa Manaus 2030, a Semana prevê uma programação anual pela passagem do Dia do Estagiário (18 de agosto).

“Na verdade, essa semana se dedica ao reconhecimento do que eles já estão fazendo por Manaus. É uma ideia boa, que precisa ser aprofundada.”

Desde 2011, são realizadas ações para envolver os estagiários em diversas áreas do conhecimento, na conscientização solidária e ecológica, no relacionamento interpessoal e em qualidade de vida, por meio do esporte e lazer.

No evento, estagiários com alto desempenho receberam homenagens e foram premiadas as secretarias vencedoras da gincana solidária e do campeonato esportivo, ambas da SMVE.

“Tivemos uma semana intensa, que tem o encerramento com esse evento cultural. Tivemos uma miniolimpíada, uma campanha de doação de sangue e também uma gincana para arrecadação de material de higiene que será destinado ao Fundo Manaus Solidária.”

Como parte da programação, o jornalista e mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, Raphael Cortezão, ministrou uma palestra sobre comportamento em mídias sociais aos participantes.

Realizado no último sábado, 10/11, na Mini Vila do Coroado, zona Leste, os jogos dos estagiários reuniram mais de 500 participantes inscritos em sete modalidades esportivas: dominó, futsal, jiu-jitsu, natação, queimada, tênis de mesa e vôlei de praia. A delegação da Semjel foi vencedora.

Já a Campanha Solidária entre os estagiários arrecadou fraldas geriátricas, lenços umedecidos e loção de óleo girassol. Os itens serão direcionados aos idosos do Programa de Longa Permanência da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas. A primeira-dama do município e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko, foi a madrinha da gincana, vencida pela equipe da Semed.

A programação contou, ainda, com sorteio de brindes, certificação dos estagiários “Nota 10” do município – aqueles que mais se destacaram em seu trabalho em cada secretaria –, desfile com os estagiários tops e show musical sob o comando da Banda Impakto.

Vinicius Antunes é estudante de Comunicação Social e estagiário na Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), onde começou monitorando o recebimento e envio de e-mails e, hoje, já está em externa, captando e produzindo matérias jornalísticas, sob orientação dos profissionais da redação. Ele foi um dos dois mil estagiários que aproveitaram o momento de reconhecimento e de lazer.

“Para mim é muito importante esse programa, por nos incentivar e ajudar a entrar no mercado de trabalho. Essas atividades de valorização contribuem para nos manter motivados.”

Texto: Jacira Oliveira / Semcom e Assessoria Semad

Crédito: Alex Pazuello / Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here