27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Prefeitura revitaliza drenagem no Parque 10 de Novembro

Os trabalhos de manutenção e implantação de redes de drenagens nos bairros da capital estão sendo intensificados pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que avança em obras espalhadas por todas as zonas da cidade. A ação desta quarta-feira, 7/4, iniciou na travessa C, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, onde são implantados 240 metros de rede de drenagem profunda, obra que vai solucionar problemas antigos de alagamentos na área. Mais de dez servidores realizam os serviços.

As ações consistem em um conjunto de obras, realizadas para garantir o escoamento adequado das águas pluviais, com implantação de tubulações de acordo com a necessidade de cada área.

Já na avenida Visconde de Porto Seguro, no mesmo bairro, a Seminf concluiu a instalação de 100 metros da nova rede de drenagem profunda. No local, também foram feitos 140 metros quadrados de calçadas, 80 metros de meio-fio e 80 metros de sarjetas, finalizando com a implantação de cinco caixas coletoras de escoamento de águas pluviais.

De acordo com o vice-prefeito e secretário da Seminf, Marcos Rotta, esse tipo de serviço é realizado rotineiramente pelas equipes da secretaria. Ele explica que a drenagem vai fazer a água coletada descer diretamente na rede de esgoto, evitando o problema de águas contaminadas nas ruas, que já era antigo.

“São ações necessárias em toda a nossa cidade. Aqui nesta área nunca houve um serviço de drenagem, com isso, a região passava por problemas de acúmulo de águas em dias de chuvas, e até mesmo alagamentos com maiores proporções. Agora a via terá a vazão correta, canalizada tecnicamente e evitará transtornos para todos os moradores aqui desta área. Nós estamos trabalhando aqui de forma engajada, para que esse problema seja resolvido o mais breve possível”, afirma Rotta.

A dona de casa Antônia de Souza relata que há anos os moradores têm dificuldades para se locomover pela rua em dias de chuvas, pois o esgoto transborda todas as vezes que chove. “Aqui a gente não conseguia nem passar. Em dias de chuva essa água de esgoto invadia toda a rua, até mesmo o esgoto dessa funerária, aqui próxima, jorrava todo aqui fora, era um mau cheiro insuportável. Agora a prefeitura veio para corrigir o problema e nós já estamos vendo os resultados”, ressalta a dona de casa.

As equipes da Seminf atuam há dois meses nos trabalhos de implantação da rede de drenagem no Parque 10 de Novembro, que devem ser concluídos nos próximos 20 dias.

Texto – Mariana Rocha / Seminf

Foto – Márcio Melo / Seminf

spot_img