As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Prêmio de Turismo Maria Helena Fonsêca da UEA abre inscrições

Gov-02

Quinta edição da iniciativa traz uma nova categoria de premiação

Iniciativa do Laboratório do Curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Labotur/UEA), a quinta edição do Prêmio de Turismo Maria Helena Fonsêca visa incentivar iniciativas, pesquisas e projetos relacionados ao setor turístico do Amazonas. O evento está com inscrições abertas até o dia 11 de abril para ouvintes e participantes. Interessados devem enviar a inscrição por meio do email: [email protected]

“A importância do Prêmio, além de gratificar produções relacionadas ao turismo, é possibilitar outro olhar sobre essa prática econômica e social. O momento traz um cenário positivo para que essas ideias sejam implantadas pelo poder público ou iniciativa privada e replicadas em outras partes da Amazônia, com as devidas adaptações, para que o turismo, enquanto área de conhecimento, ganhe mais visibilidade aos novos negócios para o cenário local”, ressaltou a coordenadora e organizadora do evento, Cristiane Barroncas Maciel.

Quem pode participar? – Poderão se candidatar os alunos regularmente matriculados nos cursos de Bacharelado em Turismo, curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, curso superior de Tecnologia em Gastronomia e afins, ou egressos, oriundos de Instituições de Ensino Superior do Amazonas (IES), além de organizações do Terceiro Setor com iniciativas relacionadas ao turismo.

O Prêmio conta com a Categoria A: Ideias para o setor de Turismo, e a Categoria B: Pesquisas em Turismo, e a novidade deste ano é a criação da Categoria C: Iniciativas do Terceiro Setor. Essa nova categoria visa instigar as organizações do terceiro setor a se aproximarem da universidade, e disseminarem as iniciativas e práticas que realizam ou que realizaram em alguma comunidade ou local do estado do Amazonas.

Gov-03

O resultado final, após avaliação da Comissão, será divulgado no dia 21 de abril pelo site do evento e no Portal da UEA. A Cerimônia de Premiação acontecerá no hall do Teatro Amazonas, no dia 8 de maio, com a exposição de banners dos três primeiros colocados de cada categoria.

Sobre o Prêmio – A premiação foi criada em 2016 pela equipe de discentes e docentes que compõem o Laboratório do Curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Labotur/UEA), em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-AM), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-AM) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM).

A iniciativa tem como principal objetivo aproximar discentes e egressos dos cursos de Turismo do Amazonas com o trade turístico amazonense, estimulando o aperfeiçoamento de suas habilidades técnicas e pessoais e, ainda, na formulação de ideias e soluções que possam auxiliar no desenvolvimento do turismo no estado.

O nome do prêmio foi escolhido em homenagem à professora e empresária Maria Helena Fônseca, que completou, no ano de 2016, 50 anos de contribuição para o ensino e o desenvolvimento do Turismo no Amazonas. O prêmio celebrou os 15 anos de docência da professora no curso de Turismo da UEA. Atualmente, além de lecionar na Universidade, é diretora administrativa da Lírio do Amazonas Viagens e Turismo Ltda. e presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Amazonas (Abav-AM).

Interessados em participar ou saber mais sobre a premiação podem acessar o edital, por meio do endereço https://premiodeturismo.wixsite.com/mhfonseca/o-premio, ou ligar para (92) 3878-4413 e 98152-0257.

Foto: Divulgação