27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Presos do interior do Amazonas se preparam para o Enem 2019

Unidade também está com curso preparatório para os reeducandos que irão fazer o Encceja Nacional PPL

Os internos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), localizada a 177 quilômetros de Manaus, estão recebendo aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudos fazem parte do “Projeto Bambu”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e Umanizzare Gestão Prisional, empresa que faz cogestão em cinco presídios no Amazonas.

O “Projeto Bambu” proporciona aos reeducandos um espaço didaticamente adequado para o estudo e motiva a criação e manutenção de grupos preparatórios, com estagiários para tirar dúvidas e aumentar as chances de sucesso dos internos nos exames.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, buscando sempre estimular o estudo e mudança de comportamento. Dois professores se revezam na orientação dos internos, divididos em duas turmas – manhã e tarde.

Encceja – Simultaneamente às aulas preparatórias para o Enem, outro grupo de reeducandos da UPI estuda para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade – o Encceja Nacional PPL.

“Os responsáveis pedagógicos também encaminham os candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e demais sistemas relacionados à educação superior. A depender da nota da prova, os internos podem solicitar certificação do Ensino Médio e também concorrer a vagas pelo Universidade Para Todos (Prouni)”, acrescentou a gerente técnica da Umanizzare, Sheryde Karoline.

Remição de pena – Os privados de liberdade que participam dos programas terão a pena reduzida. A legislação de execução penal define que, para cada 12 horas de estudos regulares, há remição de um dia.

FOTO: Divulgação/Seap

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui