27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Prevenção ao Câncer de Próstata abre programação do Novembro Azul

O Clube do Coração, projeto desenvolvido no Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM) promoveu, nesta terça-feira (30/10), um bate-papo com os pacientes da unidade, sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. A atividade abre a programação alusiva à campanha Novembro Azul, dedicada à saúde do homem.

De acordo com o chefe do serviço de cirurgia cardíaca da unidade, o cardiologista Mariano Terrazas, apesar do foco do HUFM serem os problemas cardiológicos, durante o Novembro Azul as reuniões do Clube do Coração ressaltam a importância da prevenção ao câncer de próstata. Durante a reunião, foram esclarecidas as dúvidas sobre a doença, sintomas e tratamentos, além de orientações com relação aos exames preventivos (toque retal, exame de sangue e PSA). “Aproveitamos a data para dar o alerta, principalmente, porque temos pacientes idosos, na faixa etária em que são mais frequentes os problemas da próstata”, explica o médico. Aproximadamente, 50 pacientes participaram da atividade.

Sobre o Clube do Coração – O Clube do Coração é um projeto desenvolvido no Hospital Francisca Mendes, unidade da Secretaria de Estado da Saúde (Susam). O projeto envolve pacientes, familiares e profissionais da unidade. Por meio do projeto são realizadas diversas atividades, como palestras educativas, caminhadas, passeios e, uma vez por semana, um encontro para a troca de experiências e informações.

As reuniões acontecem todas as terças-feiras, colocando em pauta temas relevantes à saúde dos cardiopatas, como hipertensão arterial, Acidente Vascular Cerebral (AVC), problemas de coronárias e insuficiência cardíaca.

O grupo também aproveita datas especiais e campanhas do Ministério da Saúde, como Outubro Rosa ou Novembro Azul, para ressaltar alertas importantes à saúde dos pacientes, independentemente de serem problemas de coração ou não. “Convidamos diversos profissionais para dar essas orientações. Temos palestrantes que vão se revezando toda semana, para levar aos pacientes orientações relevantes sobre os mais variados temas em saúde, sempre ressaltando a importância da prevenção”, destacou Mariano Terrazas.

O projeto, que tem a parceria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), existe há 11 anos e envolve também a conscientização da comunidade em geral.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SUSAM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui