24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Previdência fecha segundo módulo de preparação de servidores da Semsa para aposentadoria

A Previdência Municipal realizou, nesta quinta-feira, 30/8, o segundo módulo do Prepara Prev – Orientação para Aposentadoria aos pré-aposentandos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O programa objetiva orientar os futuros aposentados sobre a legislação previdenciária, além de repassar orientações relacionadas aos aspectos psicossocial e financeiro.

Com um público de aproximadamente 100 pessoas dividido entre os turnos da manhã e tarde, a diretora de Previdência, Daniela Benayon, explanou sobre os aspectos legais da aposentadoria, especificamente sobre as leis previdenciárias – do município e do regime geral -, assim como as mudanças no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Os resultados da pesquisa de satisfação que foi aplicado ao término de cada módulo demonstrou que o conteúdo foi bem assimilado, além da atividade ter proporcionado o esclarecimento de muitas dúvidas.

O Prepara Prev na Semsa é a primeira experiência da Manaus Previdência na aplicação da atividade, que depois será estendida a outras secretarias municipais. O objetivo principal é embasar o servidor sobre o tema antes de definir a regra de aposentadoria pela qual irá optar.

Devido ao grande número de servidores da saúde que se enquadram no perfil do público do Prepara Prev, definiu-se pela aplicação do programa em seis módulos. Os quatro módulos seguintes vão abordar o planejamento financeiro e familiar/empreendedorismo como fonte de renda (dia 27/9); reflexos sobre o envelhecimento (30/10); passeio cultural (29/11) e “A família como rede de suporte na aposentadoria”, no dia 13 de dezembro. O primeiro módulo aconteceu no dia 31 de julho e tratou sobre a importância da preparação para a aposentadoria.

A coordenadora do Psicossocial da Manaus Previdência, Darla Gondim, explica que os temas mais relevantes foram priorizados e que envolvem a vida do futuro aposentado, de acordo com os estudos realizados para a elaboração do programa.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui