31.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Primeira assinatura digital do Governo do Amazonas no DOE completa 1 ano de mais celeridade e segurança aos atos oficiais

Novidade foi fundamental para dar rapidez na oficialidade das medidas restritivas de enfrentamento da pandemia da Covid-19

Um recurso tecnológico, que deu mais celeridade e segurança à publicação de atos oficiais do Governo do Amazonas, completou um ano nesta terça-feira (23/03). É a assinatura digital, que fez com que autoridades como secretários e o próprio governador Wilson Lima passassem a assinar atos governamentais não mais utilizando caneta e papel, mas sim digitalmente.

A novidade, implantada pela Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA), bem na época em que o Estado começava a viver sob uma situação de emergência na saúde pública, por conta do avanço do novo coronavírus, foi fundamental para dar rapidez na publicação das medidas restritivas de enfrentamento à Covid-19, que só valiam após saírem no Diário Oficial Eletrônico do Estado do Amazonas (DOE)

O primeiro ato oficial assinado digitalmente no DOE pelo governador foi, inclusive, o Decreto N.º 42.100, de 23 de março de 2020, que declarava Estado de Calamidade Pública em razão da grave crise de saúde pública decorrente da pandemia.

“Caso os atos oficiais do Estado ainda estivessem sendo assinados no punho nessa época, as novas regras de circulação de pessoas e funcionamento dos estabelecimentos precisariam esperar e depender de uma complexa logística de coleta de assinaturas para começar a ter validade. Ganha o Estado do Amazonas, ganha gestão do governador Wilson Lima”, reforçou o diretor-presidente IOA, João Ribeiro Jr.

Inovação e economia – O recurso das assinaturas digitais também tornou possível manter o distanciamento social entre os servidores da IOA, responsáveis pela publicação do DOE, já que foi extinta a necessidade do contato físico, justamente, pela automação das operações. A partir do sistema IOA News, implantado em novembro de 2019, todo o Diário Oficial passou a ser elaborado de forma remota, desde o envio dos atos oficiais, feito por computadores habilitados à diagramação e, claro, a assinatura digital e publicação.

A novidade também permitiu uma redução drástica no investimento em recursos materiais e humanos, como papel, caneta, combustível e mão-de-obra, gerando economia aos cofres do Estado, e inibindo vazamento de informações, extravio de documentos ou fraudes.

“Com a assinatura digital nós conseguimos não apenas modernizar, mas também dar celeridade aos atos. E, como o governador Wilson Lima muito bem coloca, são ações como essas que não permitem retrocesso. Ações como essas nos permitem ter agilidade na gestão pública e fazer sempre o melhor olhando para o futuro”, ressaltou o secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony Filho.

Imprensa Oficial – A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) é uma autarquia estadual com 128 anos de história, responsável pela publicação do Diário Oficial Eletrônico do Estado do Amazonas (DOE) e pela produção de materiais gráficos e editoriais em geral.

A instituição fica localizada na rua Doutor Machado, 86, Centro. Para mais informações sobre o DOE, os e-mails disponíveis são [email protected] e [email protected].

FOTO: Diego Peres / Weslen Simplício / Djalma Junior

spot_img