24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Primeira edição do ‘Prefeitura + Presente’ do ano acontece no bairro São Jorge

A ação itinerante Prefeitura + Presente, da Prefeitura de Manaus, realizada por meio da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), teve sua primeira edição em 2019, neste último sábado, 12/1, na Escola Municipal São Dimas, localizada na rua Teodoro Sampaio, no bairro São Jorge, zona Oeste.

Para o coordenador do Procon Manaus, Rodrigo Guedes, a ação é um verdadeiro shopping da cidadania.

“Aqui, todo e qualquer cidadão pode usufruir dos mais de 25 serviços que a prefeitura oferece, como nos determina o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. A gente conta ainda com as empresas e setores do governo parceiros na iniciativa.”

O projeto prevê ainda a revitalização das vias do bairro com ações de tapa-buracos, meio-fio e sarjetas. Outro principal serviço é a revitalização da Escola Municipal São Dimas que recebeu o projeto. A unidade passou por pintura, requalificação do teto e aparelhos de educação escolar, como quadros e carteiras.

Foram ofertados serviços como clínico-geral, aferição de pressão, psicólogos, conselho tutelar, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), atividades lúdicas, manicure, higiene bucal, limpeza facial, design de sobrancelha, massoterapia, corte de cabelo masculino, cadastro de emprego entre outros.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realizou a distribuição de 300 mudas de espécies frutíferas, ornamentais e medicinais nesta primeira edição do ano. Os moradores receberam também material informativo sobre o combate ao caramujo africano, tendo em vista o surgimento de focos típico do período chuvoso. A exposição de reaproveitamento de resíduos e a divulgação das oficinas realizadas pela Semmas ao longo do ano também fizeram parte da programação.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou 35 consultas com Clinico Geral, 27 consultas em Pediatria e 26 dermatológicas.

Foram realizados 62 atendimentos em enfermagem, 53 exames dermatológicos, 53 aferições de pressão arterial e 36 de glicemia, além de dispensação de 22 medicamentos.

A Semsa realizou, ainda, 188 testes rápidos para HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e aplicação de vacinas. Também foram realizadas palestras sobre saúde bucal e distribuição de kits de escovação e folderes sobre tuberculose, tabagismo, hipertensão e diabetes.

Dona Maria Viana, 96, que é aposentada, também precisava renovar sua carteira de identidade. Sua neta, Tatiana Viana, 36, elogiou o projeto.

“Há muito tempo eu estava precisando atualizar a identidade da minha avó, não conseguia ir a lugar nenhum pela dificuldade de locomoção e burocracia. Hoje eu a trouxe aqui e conseguimos resolver tudo.”

A Ouvidoria Municipal e o Procon Manaus trabalham em benefício do cidadão e consumidor manauara, com o propósito de aproximar ainda mais a Prefeitura de Manaus do cidadão, através de tais serviços, estando disponível para denúncias e dúvidas no 0800 092 0111.

Texto: João Paulo Gonçalves / Semcom

Crédito: Altemar Alcântara / Semcom

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui