Take a fresh look at your lifestyle.

Primeira reunião da Mesa de Negociação do SUS discute melhorias para os trabalhadores da Semsa

-publicidade-

A primeira reunião ordinária anual da Mesa Municipal de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MMNP/SUS), realizada na tarde desta terça-feira, 9/2, no auditório Deodato de Miranda Leão, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), discutiu melhorias para os trabalhadores da saúde da Prefeitura de Manaus. A Mesa é vinculada ao Conselho Municipal de Saúde (CMS) e funciona como um fórum permanente de negociação entre empregadores e trabalhadores do SUS.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, participou da reunião e reafirmou o compromisso do prefeito David Almeida, juntamente com ela e demais gestores do órgão, de trabalhar para assegurar direitos e garantias dos servidores da Semsa.

“Eu sou trabalhadora da saúde, trabalhei na ponta e até como forma de reconhecer o empenho desses servidores, que não pararam de trabalhar em nenhum momento, muito pelo contrário se desdobram, vou fazer o que estiver ao meu alcance para melhorar suas vidas e condições de cunho profissional”, afirmou.

Na pauta de reunião apresentada pela coordenadora da Mesa, Marilene Vilhena, estavam pontos como a reposição da data-base, progressões e promoção dos servidores.

Shádia Fraxe contextualizou o cenário da segunda onda de infecção pelo novo coronavírus em Manaus, que trouxe a necessidade de tomada de decisões técnicas e econômicas urgentes. Ela informou que a equipe da secretaria está verificando todas as situações, considerando os cuidados e critérios necessários no que diz respeito à saúde financeira do órgão, levando em conta que existe uma situação emergencial, que afeta diretamente o orçamento da saúde municipal.

“Desde o primeiro dia em que eu estou como gestora da Saúde municipal, assumi o compromisso público de trabalhar pela melhoria das condições de trabalho dos servidores e reafirmo esse compromisso com os membros da mesa de negociação”, disse Shádia.

Conselho Municipal de Saúde

Durante a manhã, a secretária esteve reunida com a mesa Diretora do CMS para tratar da retomada dos trabalhos da instituição e aprovar os instrumentos de planejamento e programação anual de saúde.

Shádia atendeu ao pedido dos membros da mesa e irá apresentar alternativas que viabilizem a realização das reuniões ordinárias, que no momento estão suspensas, devido à pandemia. A primeira reunião ordinária do CMS deverá ser realizada na última quarta-feira do mês de fevereiro.

Texto – Francismar Lopes / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

-publicidade-