24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Principal erro na preparação para o vestibular é a falta de planejamento

Coordenador do Sistema de Ensino pH dá dicas para os futuros vestibulandos

O ano de preparação para o vestibular é intenso e exige foco e disciplina dos estudantes. São muitas matérias para serem aprendidas e revisadas e, para não se perder ao longo do ano, é necessária uma organização antes do início do período letivo.

Segundo o coordenador do Sistema de Ensino pH, Fabrício Cortezi, o erro mais comum dos alunos ocorre por causa da falta de planejamento. Nesse sentido, o ideal é montar um cronograma e obedecê-lo religiosamente. São aproximadamente 40 semanas até o Enem. Com esse entendimento, é mais fácil dividir o conteúdo a ser estudado e planejar os períodos de descanso.

“Deixar a matéria acumular é o primeiro erro. É necessário estudar, se organizar, e para isso o estudante deve seguir um planejamento factível. Desse modo, as chances de dar errado no final do ano são muito menores”, diz Cortezi.

Segundo o coordenador, é preciso se organizar para que toda a rotina se encaixe aos estudos e para que uma matéria não sobreponha a outra.

“O Enem tem peso maior nas específicas, então é legal dedicar o período da tarde para elas. Mas é preciso tomar cuidado para não deixar as matérias não específicas de fora porque, nos vestibulares mais concorridos, são elas que fazem a diferença na hora da aprovação”, ressalta Cortezi.

Além disso, é importante aliar o estudo a atividades que aliviam o estresse. Praticar atividades físicas e estar em contato com a sociedade é fundamental para o estudante ter consciência do que está acontecendo no mundo e não se transformar em uma ilha.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui