A devoção à santa conhecida como ‘Padroeira dos Olhos’ deve reunir aproximadamente cinco mil pessoas na missa solene e tradicional procissão neste sábado (13), no bairro de Santa Luzia, na zona Sul de Manaus. A celebração eucarística será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom Mário Antônio, às 17h, na quadra paroquial (Rua da Igreja, 70). Em seguida, sai o cortejo passando pelas principais ruas do bairro, num percurso de aproximadamente 2,5 km.

Durante a procissão os devotos entoam diversos hinos de louvores à santa “protetora da visão”, fazem paradas para oração e reflexão durante o trajeto e pedem pela saúde dos olhos. Muitos fieis “pagam” promessas e participam também do cortejo usando trajes que lembram as vestes de Luzia, nas cores branca e azul.

Este ano, os festejos trazem como tema “Com Santa Luzia, olhos abertos na missão”. Após a procissão, a programação segue com penúltima noitada de arraial, a partir das 20h, reunindo atrações culturais, comida típica regional, exposição de artigos religiosos nas barracas das pastorais (grupos de trabalho da igreja), prendas e brincadeiras para crianças. A entrada é franca.

De acordo com a coordenação paroquial, os festejos são ainda uma oportunidade para as famílias do bairro e adjacências se confraternizarem, pedindo graças a santa protetora da visão. “Este ano, nós queremos colocar a nossa missão em destaque e esse trabalho passa pela atenção às famílias do bairro. Santa Luzia é uma paróquia missionária que está em festa”, afirmou a coordenadora do Conselho Pastoral Paroquial, Maria do Carmo Azevedo.

Encerramento

Os festejos encerram no domingo (14), com a última noite de arraial, a partir das 20h. A programação da Paróquia de Santa Luzia teve início no dia 29 de novembro, com a tradicional carreata pelas principais vias da zona Sul de Manaus.

Além de três fins de semana com noitadas de arraial, os devotos intensificaram a devoção à santa protetora dos olhos por meio do Novenário, que ocorreu de 4 a 12 deste mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here