Amazonas Notícias
Amazonas Notícias

Entre os dias 6 e 7 de janeiro, o Programa Estadual de Proteção, Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-AM), órgão ligado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), realizou uma pesquisa de preços de itens das listas de material escolar em seis estabelecimentos comerciais de Manaus. O objetivo foi comparar os preços para orientar os consumidores sobre a compra de material escolar para o ano letivo de 2015.

Segundo a diretora do Procon-AM, Janaína Sales, o material escolar faz parte das despesas de início de ano e costuma pesar no bolso do consumidor. “Foi possível detectar diferença de até 200% em alguns itens da lista, o que comprova que o consumidor deve pesquisar bem antes de sair às compras”, ressaltou.

Além de poder comparar os preços, esse tipo de pesquisa ajuda os consumidores a economizar tempo e gastos com transporte ou combustível, por exemplo. A lista também permite ao consumidor perceber qual estabelecimento tem uma maioria de produtos com preço mais baixo. Itens como lápis, canetas, cadernos, entre outros foram pesquisados.

Dicas importantes – Janaína orienta ainda, que antes de ir às compras, é bom verificar quais itens ainda restaram do período letivo passado, como tesouras, pastas, caixa de lápis de cor, canetas, etc., e avaliar a possibilidade destes itens serem reaproveitados, fazendo em seguida uma pesquisa de preços, em pelo menos três estabelecimentos comerciais.
“Muita cautela na hora das ‘promoções’, já que alguns produtos podem estar com preços atrativos, mas outros bem mais caros. Nestes casos, é interessante fracionar a compra entre os estabelecimentos”, aconselhou.

A diretora ainda chama a atenção para os produtos de marca e da moda. “Normalmente são mais caros e não são, necessariamente, de melhor qualidade. Portanto, evite levar os filhos na hora da compra para não ser influenciado por eles na hora da escolha”, enfatizou.

Os pais e responsáveis devem estar atentos para os produtos que não podem ser exigidos nas listas, tais como materiais de uso coletivo e administrativo. Em caso de dúvidas, o Procon-AM deve ser acionado por meio do telefone 0800-092-1512 ou no endereço avenida André Araújo, nº 1.500, Aleixo, zona centro-sul.

Todos os detalhes você pode acessar no link – http://www.sejus.am.gov.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here