Procon Amazonas divulga números dos atendimentos do mês de setembro

Órgão realizou mais de 5 mil ações entre atendimentos e fiscalizações

O Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) divulgou, nesta terça-feira (02/10), o balanço das atividades executadas durante o mês de setembro de 2018, entre atendimentos, atos jurídicos e fiscalizações.

Foram efetuados 2.986 atendimentos diretos na sede, 330 atendimentos telefônicos e 500 audiências de conciliação realizadas. Das reclamações recebidas, 298 não obtiveram sucesso na resolução em primeiro momento e viraram processos administrativos.

As ações de fiscalização resultaram na lavratura de 28 autos de constatação (onde se registra a identificação de irregularidades), 95 autos de infração (a aplicação da multa relativa às irregularidades em questão) e 11 autos de apreensão e inutilização, para descarte dos produtos impróprios ou inadequados ao consumo, recolhidos nos supermercados vistoriados.

Segundo a chefe de fiscalização do Procon-AM, Fabiana Rocha, apesar do menor número de atendimentos em relação ao mês de agosto, em razão do feriado prolongado da Semana da Pátria, o acumulado de ações realizadas em 2018 já ultrapassa 58 mil.

“As atividades do Procon Amazonas, em especial as de fiscalização, foram intensificadas com as melhorias na infraestrutura e gestão do órgão ao longo do ano. Já somamos quase 300 operações externas, na capital e no interior, dezenas delas em conjunto com o MPE, Visa Manaus, ANP e demais comissões de defesa do consumidor, que trazem benefício efetivo à população amazonense, no que tange à segurança alimentar e das relações consumeristas no âmbito estadual”, frisou Fabiana.­

Atendimento – O Procon-AM funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 14h, por ordem de chegada. Nas sextas-feiras, o atendimento é feito mediante agendamento pelo telefone 0800-092-1512. Os postos de atendimento nos PACs Parque 10 Mall, Shopping Cidade Leste e Shopping Via Norte funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Demais atendimentos, dúvidas, reclamações, sugestões e denúncias são recebidas pelo telefone 0800-092-1512 e pelos e-mails [email protected] e [email protected] .

FOTO: DIVULGAÇÃO/PROCON-AM