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Produção de Motocicletas no Polo Industrial de Manaus ultrapassa 100 mil unidades em maio

Em comparação com abril, a fabricação de motocicletas cresceu 10,7%. No varejo, a média diária de vendas atingiu 4.454 unidades, correspondendo ao melhor resultado desde junho de 2015

A indústria de motocicletas manteve sua curva de expansão em maio. Nesse mês, as fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus produziram 100.997 unidades, volume 3,9% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado (97.203) e 10,7% maior na comparação com abril deste ano (91.220). Os números são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo.

Na avaliação de Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, os números refletem a retomada do setor. “O aumento de produção é um reflexo direto da retomada dos negócios no varejo, estimulados pela maior concessão de crédito, pois os agentes financeiros estão mais seguros para oferecer linhas de financiamento para o consumidor”, disse. De acordo com Fermanian, os financiamentos por Crédito Direto ao Consumidor (CDC) e consórcios representam cerca de 70% das vendas de motocicletas no mercado nacional.

Em função desse cenário positivo, a produção acumulada nos cinco primeiros meses do ano atingiu a marca de 468.962 unidades, aumento de 5,3% ante o mesmo período de 2018 (445.212 motocicletas).

VENDAS NO ATACADO

Em maio, as vendas no atacado – repasse para as concessionárias – atingiram 95.695 unidades, crescimento de 8,8% ante o mesmo mês de 2018 (87.939 motocicletas) e de 6% ante abril (90.267 motocicletas).

No acumulado do ano, as vendas no atacado atingiram 456.603 unidades, crescimento de 14% na comparação com o mesmo período de 2018 (400.485 unidades).

EMPLACAMENTOS

Segundo levantamento do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) analisado pela Abraciclo, em maio foram emplacadas 97.989 motocicletas, correspondendo a um crescimento de 20,6% ante o mesmo mês de 2018 (81.238 unidades) e de 4,9% na comparação com abril do presente ano (93.370 unidades).

A média diária de vendas em maio foi de 4.454 motocicletas, considerando-se os negócios realizados em 22 dias úteis. Esse volume representa uma alta de 12,2% em relação a maio do ano passado (3.968 unidades/dia, com 21 dias úteis) e de 0,2% na comparação com abril do presente ano (4.446 unidades/dia, com 21 dias úteis). De acordo com dados analisados pela Abraciclo, o volume comercializado por dia útil em maio representa o melhor resultado alcançado pelo setor desde junho de 2015 (4.815 unidades/dia).

No acumulado de janeiro a maio o total de motocicletas emplacadas foi de 450.011 unidades, volume 17,6% superior ao registrado no mesmo período do ano passado (382.660 unidades).

EXPORTAÇÕES

As exportações das fábricas instaladas no PIM em maio somaram 3.232 unidades, o que representa uma queda de 51,3% ante o mesmo mês do ano passado (6.634 motocicletas). Na comparação com abril do presente ano, no entanto, o resultado é positivo: aumento de 10,5% (2.924 unidades).

Segundo dados do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat analisados pela Abraciclo, que registra os volumes de embarques totais de cada mês, a Argentina foi o principal destino das motocicletas em maio com 3.136 unidades, representando 58,6% de participação em relação ao total exportado pelo setor. Em segundo lugar ficou a Colômbia, com 1.296 unidades e 24,2% de participação, seguida pelos Estados Unidos, com 481 unidades e 9% de participação.

No acumulado de janeiro a maio do presente ano das fábricas instaladas no PIM foram exportadas 17.538 motocicletas, volume 52,1% inferior ao registrado no mesmo período de 2018 (36.626 unidades).

Pelos dados do Comex Stat analisados pela Abraciclo, no acumulado de embarques totais de janeiro a maio do presente ano a Argentina manteve a liderança no ranking dos principais países compradores, com 8.786 motocicletas, o que corresponde a 48,2% do total exportado. Na sequência, estão os Estados Unidos, com 3.033 unidades e 16,6% de participação, e a Colômbia, com 2.345 unidades e 12,9% de participação.

DESEMPENHO POR CATEGORIA NO ATACADO

A Street é a categoria de motocicleta mais vendida no Brasil. Em maio, foram comercializadas 45.285 unidades (47,3% de participação) dessa categoria. Em segundo lugar ficou a Trail (19.173 unidades e 20% de participação), seguida pela Motoneta (15.526 unidades e 16,2%), Scooter (9.480 unidades e 9,9%) e Naked (1.960 e 2%).

As posições foram mantidas no ranking que mostra o desempenho de vendas acumuladas de janeiro a maio: Street, com 50% de participação (228.311 unidades, volume 13,1% superior ante as 201.859 unidades comercializadas no mesmo período do ano passado); Trail, com 19,3% (88.313 motocicletas, queda de 1% ante as 89.209 unidades registradas nos cinco primeiros meses de 2018); Motoneta, com 15,5% (70.985, crescimento de 23,6% na comparação com as 57.414 unidades vendidas no mesmo período do ano passado); Scooter, com 8,6% (39.348 unidades, aumento de 42,3% ante as 27.647 unidades registradas no mesmo período de 2018) e Naked, com 2,3% (10.664 unidades, elevação de 18,1% ante as 9.027 unidades comercializadas de janeiro a maio de 2018).

As características básicas das motocicletas de cada categoria são estas:

Street – Motocicleta de baixa ou média cilindrada destinada ao uso urbano.

Trail – Motocicleta de baixa ou média cilindrada destinada ao uso misto, tanto em vias pavimentadas quanto em terreno não pavimentado.

Motoneta – motociclo underbone, destinado ao uso urbano, de baixa cilindrada e dotado de câmbio automático ou semiautomático.

Scooter – Motociclo de câmbio automático ou semiautomático, concebido para privilegiar o conforto.

Naked – Motocicleta sem carenagem, com motor propositalmente exposto e de alto desempenho, concebida para a utilização em terrenos pavimentados. Semelhante a uma motocicleta versão “Sport” sem a carenagem.

Big Trail – Motocicleta de média ou alta cilindrada destinada ao uso misto em terrenos pavimentados e não pavimentados.

Off-Road – Motocicleta de qualquer cilindrada destinada exclusivamente à utilização em pisos não pavimentados.

Custom – Motocicleta caracterizada por sua vocação para percursos de estrada, destacadamente os mais longos, chamadas de “estradeiras”, que não priorizam velocidade e, sim, conforto.

Sport – Motocicletas de cilindradas médias ou superiores com carenagem que privilegia a aerodinâmica e o alto desempenho.

Ciclomotor – Veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a 50 cm³.

Touring – Motocicletas usualmente de alta cilindrada concebidas para utilização em turismo e viagens de grandes distâncias.

DESEMPENHO DE SCOOTERS NO VAREJO

Em maio, os emplacamentos de motocicletas da categoria Scooter somaram 9.113 unidades, o que corresponde a uma alta de 56,7% na comparação com o mesmo mês de 2018 (5.816) e 17,8% ante abril do presente ano (7.735).

No acumulado do ano, o volume de vendas de Scooter no varejo é de 35.582 unidades, aumento de 22% em relação às 29.177 scooters licenciadas no mesmo período de 2018.

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