Produção industrial do país cai 1,8% em setembro, aponta IBGE

Um levantamento divulgado pelo IBGE nesta sexta-feira (9) apontou que a produção industrial do Brasil caiu em 7 dos 15 locais pesquisados pelo instituto no mês de setembro, em comparação com agosto. As quedas mais intensas foram registradas no Amazonas, São Paulo, Bahia e Paraná. Por outro lado, Ceará e Pará apresentaram os maiores avanços do mês.

A média nacional teve queda de 1,8% em comparação a agosto. Foi o pior resultado para setembro desde 2015 e a terceira queda seguida. O estado de São Paulo puxou a baixa na produção nacional, já que concentra 34% da indústria do país. A produção da unidade da federação caiu 6,6%.

O desempenho paulista foi prejudicado, segundo o IBGE, pela redução da produção de veículos automotores, reboques e carrocerias. Já no Amazonas, que teve a maior queda em setembro, de 14,8%, a queda foi impulsionada pelo setor de bebidas.

De acordo com o Banco Central, a expectativa do mercado é que a economia cresça 1,36% em 2018, menos da metade do que era esperado no começo do ano.

Reportagem, Thiago Marcolini