24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Produzido por equipe francesa, documentário sobre o Centro de Mídias da Seduc é exibido em TV europeia

Documentário sobre o projeto educacional amazonense foi exibido nesta semana pelo canal France 24, cujo sinal é captado em toda Europa, Oriente Médio e parte da África
Nesta semana, a emissora de TV francesa especializado em notícias, France 24, exibiu uma reportagem sobre o Centro de Mídias de Educação do Amazonas, projeto criado pelo Governo do Estado e gerenciado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que leva o ensino diário, por mediação tecnológica e sinal via satélite para mais de 2,8 mil comunidades rurais no Amazonas.

Especializada em noticiários, reportagens e documentários, a emissora France 24 tem abrangência, como canal aberto, por satélite, em toda a Europa, Oriente Médio e parte da África. Pelo sistema de TV a cabo, a emissora tem abrangência também nos Estados Unidos.

O documentário, intitulado, Remote learning brings hope to Brazil’s rural poor (Ensino Remoto leva esperança para área rural pobre do Brasil) pode ser acessado no portal da emissora France 24: www.france24.com ou diretamente no endereço: http://www.france24.com/en/20150731-brazil-amazonas-manaus-education-long-distance-internet-schools-youth

A reportagem sobre o Centro de Mídias da Seduc, exibida pela emissora, teve duração de cinco minutos e quarenta e nela é demonstrado o impacto social do projeto amazonense. São abordados: o sistema de funcionamento do Centro, que hoje conta com cinco estúdios de vídeo em Manaus, a concepção pedagógica, a abrangência em benefício de 2,8 mil comunidades rurais e o alcance social do projeto que atende mais de 40 mil pessoas em suas próprias comunidades rurais.

O trabalho de captação de imagens e apuração de informações foi executado pelo jornalista francês Nicolas Ransom e a jornalista brasileira Kele Ransom. Ambos fazem parte da agência franco-brasileira de informação amazonpress. Além de produzir documentários para a emissora France 24, a agência trabalha também com a produção de documentários especiais para emissoras de alcance internacional, tais como: Euronews, Canal + e Itélé.

Para a composição da reportagem, os jornalistas Nicolas Ransom e Kele Ransom estiveram na comunidade Caiara, em Tefé (distante 522 quilômetros de Manaus) onde acompanharam o dia a dia do estudante Amois Lima dos Santos, um dos 40 mil alunos beneficiados pelo projeto do Governo do Estado. A reportagem conta, também, com relatos da professora do projeto, Francisca de Souza e colaboração do secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva.

Para o secretário Rossieli Soares, a evidência conquistada pelo projeto amazonense justifica-se pelo seu alcance e impacto social. “É um projeto que se consolida a cada ano e que vem transformando a vida de centenas de pessoas, que por meio dele, passam a ter acesso à educação, sem a necessidade de deixar seus lares, localizados em áreas longínquas do Amazonas”, frisou.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui