Professora alerta candidatos do Enem para os cuidados que devem ter no dia da prova

Os candidatos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos próximos dois domingos (4 e 11), devem ficar atentos aos detalhes que podem eliminá-los, antes mesmo do início das provas. No Amazonas, mais de 123 mil estudantes devem realizar o Enem, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC).

Neste domingo (04) serão aplicadas as provas de redação, linguagens e ciências humanas. Já no dia 11 os estudantes responderão às questões de ciências da natureza e matemática. Segundo a coordenadora do curso de Letras da UniNorte, Lúcia Oliveira, a primeira dica e uma das mais importantes é quanto ao horário de fechamento dos portões. A recomendação é para que os estudantes fiquem atentos às informações do cartão de confirmação.

Em 13 municípios do Amazonas – Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga – os portões fecharão às 10h, horário local. Nos demais, será às 11h, também local. “O candidato deve se organizar para chegar pelo menos 1 hora antes do início da prova, para não ter problemas, caso aconteça uma eventualidade, como atraso do transporte ou engarrafamento, e tenha tempo hábil para resolver a situação. Todos os anos milhares de estudantes perdem a prova por falta de planejamento”, disse.

A segunda dica é quanto ao documento de identificação que deve ser apresentado antes da prova. Só são aceitos documentos originais com foto, como RG, Certificado de Reservista, carteira de trabalho, de habilitação (CNH) ou de conselhos de classe. Cópias, mesmo autenticadas, não são aceitas pelos fiscais de prova.

A professora explica que no Enem só é aceito o preenchimento do cartão de respostas com caneta da cor preta. O ideal é que o estudante leve mais de uma unidade, para não correr o risco de a caneta falhar. “Caso o candidato preencha o cartão resposta com caneta de qualquer outra cor ele será eliminado”, frisou.

Lúcia ressalta que aparelhos eletrônicos, celular, calculadora, entre outros, não são permitidos no local de prova. “O ideal é não levar. Mas, se for necessário, a dica é desligar e guardar no porta objetos que o fiscal de sala vai entregar”.

Antes da prova – De acordo com Lúcia, é difícil controlar a ansiedade, mas manter a calma e a tranquilidade são essenciais para o bom desempenho nas provas. Ela orienta os candidatos a descansarem no dia anterior, se distraírem assistindo um filme ou passeando com a família e amigos.

No momento da prova é importante administrar bem o tempo, pois o exame é extenso. “Às vezes o estudante desperdiça tempo demais em algumas questões e não consegue analisar outras que seriam mais fáceis. Por isso, é importante começar a responder as matérias que tem mais afinidade”, recomendou.