24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Professores da rede municipal participam da exposição ‘Arte e Resistência’, na Ufam

Professores da Prefeitura de Manaus participam até o dia 13/12, das 8h às 17h, da exposição “Arte e Resistência”, na Galeria de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), zona Leste. No total, os docentes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) apresentarão 29 trabalhos artísticos, como pinturas, fotografias, colagem e instalação. O projeto visa valorizar e incentivar a produção artística e pedagógica dos professores de Arte e surgiu da necessidade de oferecer um espaço para apresentarem suas obras.

A exposição, que também conta com trabalhos de professores da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), faz parte da programação do 29º Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil (Confaeb) e do 7º Congresso Internacional de Arte/Educadores, com o tema “Nortes da resistência: lugares e contextos da Arte-educação no Brasil”. O evento é promovido pela Federação de Arte Educadores do Brasil (FAEB) e vai até segunda-feira, 17/11, com uma vasta programação.

A exposição foi criada a partir do projeto “Diálogos Artísticos”, criado pelas artes-educadores da Semed, Olvídia Dias Souza Cruz, Raquel Maia Matos e Pollyana D’Avila, que teve início em 2017 na 3ª Socialização de Práticas Formativas, realizado na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).

A professora formadora do DDPM da Semed, Olvídia Dias, disse que houve uma parceria com a comissão de arte do Confaeb para participar da exposição. Para a educadora, é uma oportunidade única de mostrar o trabalho realizado na rede municipal de ensino.

“A exposição vem trazer a valorização do trabalho do professor, não apenas como professor de arte, mas como artista. Além de valorizar o trabalho, vai fazer um reconhecimento desses trabalhos, dessa prática docente que permeia nessas discussões, não somente com relação à arte, mas com todo um contexto sociocultural dos alunos”, comentou.

Para professora de Artes Visuais da Ufam e membro da comissão artística de Artes Visuais da Confaeb, Priscila Pinto, a exposição vem valorizar o trabalho realizado pelos educadores da rede pública de ensino.

“Nós decidimos convidar as professoras da Semed e Seduc para participarem da exposição na galeria, devido a simbologia de trazer um professor artista que atua nas redes municipais e estaduais de ensino e que enfrentam diariamente todas as dificuldades de se manter como professor, e ao mesmo tempo, com suas atividades artísticas”, contou.

A professora de Arte, Vera Menezes, da escola municipal São Francisco das Chagas, na comunidade Costa do Arara, no rio Negro, zona ribeirinha, apresentou os trabalhos realizados em fotografia-arte digital “Entre dois mundos: contexto amazônico”, “Estelares no rio Negro” e “Galhos secos sobre o rio”

“Vejo esse momento como uma oportunidade de valorizar e incentivar a produção artística minha e dos demais participantes artes-educadores que estão na rede, tanto da Semed quanto da Seduc. Além disso, uma chance de mostrar ao público que é possível trabalhar a linguagem artística como forma educacional e mediadora da cultura”, completou.

Texto – Paulo Rogério / Semed
Foto – Cleomir Santos / Semed

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui