27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Professores da rede municipal vão atuar no combate às queimadas urbanas

Lançada na semana passada, a “Campanha de Combate às Queimadas 2016” realizou nesta terça-feira, 5 de julho, a formação dos primeiros agentes multiplicadores.

Uma parceria entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) vai capacitar 100 educadores da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizado na zona Centro-Sul da capital.

Todas as orientações obtidas no curso, sobre os impactos ambientais e os malefícios para a saúde da queima de resíduos domiciliares, vão ser repassadas aos professores da rede municipal para que o tema seja trabalhado de maneira transversal com os estudantes em sala de aula.

Em 2015, a Semmas recebeu 425 denúncias de queimadas, a maioria relacionada à incineração de lixo doméstico. De acordo com a subsecretária da Semmas, Aldenira Queiroz, a parceria vai aumentar o contingente de pessoas que vão levar informações à população. “A ideia é que a informação chegue até a população e ela mude sua postura.”

No ano passado, Manaus ocupou as últimas posições no ranking de ocorrências de focos de queimadas, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe).

Entretanto, a cidade sofreu com os efeitos da fumaça gerada pelas queimadas registradas no interior do Estado, sobretudo no Sul do Amazonas e Região Metropolitana, além da influência do fenômeno El Niño.

A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Trajano, lembrou que essas ocorrências também influenciaram na educação, ocasionando a suspensão de alguns dias de aula. “Esse processo é preventivo e desejamos atingir todos os nossos 232 mil alunos, além dos familiares.”

O trabalho de formação de agentes multiplicadores vai continuar com outros órgãos municipais. Entre eles, as secretarias municipais de Saúde (Semsa), Limpeza Pública (Semulsp), da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), além da Subsecretaria Municipal de Abastecimento, Feiras e Mercados (Subsempab), Ouvidoria Municipal e Defesa Civil.

A próxima formação vai acontecer no dia 11 de julho, na sede da Semmas, localizada na Vila da Prata, zona Oeste de Manaus, com os agentes de endemias da Semsa e os educadores ambientais da Semulsp.

A queimada de folhas secas, restos de madeira, pneus velhos e resíduos domiciliares gera grande quantidade de fumaça, prejudicando o meio ambiente e a saúde das pessoas.

As queimadas poluem o ar, destroem a vegetação, ocasionam a morte de animais, afetam as nascentes dos rios, causam erosão, enfraquecem o solo e aumenta a temperatura. Além disso, a fumaça ocasiona doenças respiratórias, irritação nos olhos, prejudicando principalmente crianças e idosos.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui