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Professores da Rede Pública ganham presente inusitado em quatro municípios do Amazonas

Joleíse dos Santos é uma das professoras que no dia 15 deste mês terá mais um motivo para comemorar seu dia: ela, que mora em Tefé, município amazonense distante a 36 horas de barco da capital Manaus (14 horas de lancha rápida ou a 1h20 de avião) ganhou um presente diferente este ano: uma formação para ser uma profissional mais capacitada e ampliar suas possibilidades agora e no futuro.

Ela faz parte de um grupo muito especial de professores, cuja sala de aula tem alunos de diversas séries. Eles aprendem, ao mesmo tempo, conteúdos diferentes, de matérias e disciplinas diferentes porque estão em séries diferentes da escola.

Como Joleíse e seus colegas poderiam dar uma aula igual? Impossível! Foi pensando nisso que o Projeto Amazonas Sustentável, fruto de uma parceria da Petrobras com a Fundação Amazonas Sustentável – FAS decidiu dar este presente aos professores das classes multiseriadas.

Abrindo a caixa – como funciona

Cinquenta professores da rede pública de cada um dos quatro municípios de Coari, Tefé, Maraã e Uarini estão participando este ano do Projeto, que é composto por duas oficinas de formação – uma por semestre. Nelas, os professores se atualizam em relação a conteúdos e principalmente às metodologias de ensino.

O recurso das classes multiseriadas é bastante utilizado em escolas de regiões rurais e áreas de difícil acesso, uma vez que a maioria delas tem um pequeno número de alunos e também poucos professores.

Para a formação está sendo utilizado o livro ‘Bases do Aprendizado para o Desenvolvimento Sustentável’, que contém 60 atividades que apresentam conteúdos formais voltados para alunos do 1º ao 5º ano. Elas auxiliam os professores na inserção de temas regionais em sala de aula, destacando elementos e valores da cultura amazônica, assim como abordam soluções para o desenvolvimento sustentável. Além disso, os professores receberam livros de contos com autores amazonenses como Thiago de Mello para auxiliar nas atividades.

Segundo Gil Lima, coordenador de projetos da Fundação Amazonas Sustentável, o objetivo da formação é fortalecer o conhecimento dos professores com técnicas que permitam trazer uma abordagem mais lúdica para a sala de aula, universalizando a metodologia de ensino. “Como são professores de classes multisséries, um conteúdo bom para um aluno pode não ser ideal para outro; por isso a ideia do projeto é dar a eles possibilidades, ampliar a visão e a capacidade de atuarem em sala de aula.”

O município de Tefé foi o primeiro a receber uma das oficinas. De lá, elas seguiram para Coari, Maraã e Uarini. As formações são ministradas por um grupo de pedagogos contratados pela FAS. No intervalo entre as duas oficinas do município, os alunos passarão por uma avaliação de aprendizado com o suporte do software EDK (Educational Diagnostic for Kids), desenvolvido pelo SIDIA – Samsung Instituto de Desenvolvimento de Informática para a Amazônia, em parceria com a FAS. Os resultados obtidos a partir das provas do EDK serão avaliados para propor melhorias no ensino infantil. Os professores também passarão por um processo de avaliação, em busca da melhoria contínua da qualidade da educação nas regiões.

Joleíse dos Santos, que participou da primeira formação em Tefé, afirmou que a formação trouxe um novo método que ela espera melhorar sua atuação em sala de aula. “Foi uma formação muito boa com o material didático conforme a realidade dos alunos. Fala da floresta, das nossas coisas, tem tudo a ver com a nossa realidade”, comemorou.

Sobre a Fundação Amazonas Sustentável (FAS)

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma organização brasileira sem fins lucrativos, sem vínculos político-partidários, que tem por missão contribuir para a conservação ambiental da Amazônia por meio da valorização da floresta em pé, da biodiversidade e da melhoria de qualidade de vida dos povos da floresta. Seus programas beneficiam cerca de 40 mil pessoas em 16 Unidades de Conservação (UC) do Estado, com iniciativas de geração de renda, empoderamento comunitário, melhoria social, bem como conhecimento sobre o a importância do desenvolvimento sustentável.

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