As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Professores de educação física recebem capacitação do Programa Transforma para desenvolver modalidades olímpicas e paralímpicas

Os profissionais receberam treinamento teórico e prático sobre seis modalidades olímpicas e paralímpicas: futebol de 5, boxe, badminton, rugby, voleibol sentado e hóquei sobre grama

O Programa Transforma, coordenado no Amazonas pelo Comitê Organizador do Torneio de Futebol Olímpico Manaus 2016 em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), realizou na manhã desta terça-feira, 19 de abril, a capacitação de professores de educação física em seis modalidades olímpicas e paralímpicas. Esses esportes passarão a fazer parte das aulas em 55 escolas estaduais de Manaus e da Região Metropolitana. O treinamento foi realizado na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Djalma da Cunha Batista, no bairro Japiim, zona sul.

O coordenador do programa pelo Comitê Manaus 2016, Wendell Marques, ressaltou que essa é uma grande oportunidade de inserir essas novas modalidades nas escolas e incrementar as aulas de educação física. “Receber os Jogos Olímpicos está nos proporcionando esse privilégio de poder desenvolver este importante projeto de educação que introduz valores e esportes olímpicos e paralímpicos e para as nossas crianças e jovens”, disse.

Os profissionais receberam treinamento teórico e prático sobre seis modalidades olímpicas e paralímpicas: futebol de 5, boxe, badminton, rugby, voleibol sentado e hóquei sobre grama. Após a capacitação, serão realizadas oficinas em unidades de ensino nas sete coordenadorias de educação em Manaus. No total, 100 professores da rede pública estadual estão envolvidos na ação que será desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental, com idade entre 4 a 13 anos.

Incentivo – A professora de educação física Priscila Viana, da Escola Estadual Engenheiro Arthur Soares Amorim, no bairro Cidade Nova, zona norte, afirmou que o treinamento vai ajudar a incrementar as aulas. “Estou achando muito interessante, porque além de aprender sobre a modalidade em si, eles também nos ensinam como utilizar materiais simples para desenvolver os equipamentos e de que forma adaptar os espaços para as atividades com os alunos. A nossa escola já possui raquetes de badminton, então a minha ideia é começar com esse esporte”, afirmou.

Criado pela Rio 2016, o Transforma leva valores e esportes olímpicos e paralímpicos para as escolas. O programa foi lançado no Amazonas no último dia 4 de abril, com o objetivo de atingir 15 mil estudantes da rede pública em Manaus e na Região Metropolitana.

Treinamento inicial – Em setembro, foi realizado o treinamento presencial sobre o programa para professores de educação física e coordenadores pedagógicos e gestores das escolas que irão atuar no projeto no Estado. Também foram oferecidos, gratuitamente, materiais didáticos, cursos de formação, capacitações esportivas, desafios escolares e sugestões de conteúdo para aulas.

Lançado em 2014, o Transforma já impacta mais de 2,5 mil instituições públicas e privadas do Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Brasília e Minas Gerais, com mais de um milhão de alunos envolvidos direta ou indiretamente. No Rio, o Transforma já integra o sistema de políticas públicas da cidade.

Festivais – Além das atividades que irão iniciar nas escolas, o Comitê Manaus 2016 já realiza os Festivais Transforma, em parceria com as federações esportivas, secretarias estaduais de Educação (Seduc), Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), da Pessoa com Deficiência (Seped) e Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), para promover o contato da população com esportes olímpicos e paralímpicos.

Desde dezembro, foram realizadas três edições do projeto, em que os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e praticar diversas modalidades, como rugby, hóquei sobre grama, basquete em cadeira de rodas, canoagem, polo aquático, luta olímpica, judô, badminton, boxe, tênis de quadra, vôlei sentado, tênis de mesa, futebol de 5, goalball e atletismo adaptado.

você pode gostar também