Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Profissionais de 173 escolas da rede estadual iniciam treinamento para uso de versão on-line da Barsa

Ferramenta estará disponível para professores e alunos dessas unidades

Profissionais de 173 escolas de Ensino Médio da rede pública estadual, de Manaus e da Região Metropolitana, participam, a partir desta quarta-feira (31/03), de uma formação voltada à plataforma Barsa na Rede. A ferramenta on-line, que reúne os mesmos conteúdos que a sua versão impressa, poderá ser utilizada tanto pelos professores, para a elaboração de aulas, quanto pelos estudantes, como suporte para os trabalhos escolares, durante e posteriormente ao período de atividades remotas.

O primeiro dia da capacitação será direcionado somente a gestores, pedagogos e equipes das coordenadorias distritais de Educação (CDEs). O encontro acontecerá de forma on-line e poderá ser acompanhado pelo YouTube em dois horários: às 9h, no link www.youtube.com/watch?v=0zr8kMD26-c, e às 14h, no www.youtube.com/watch?v=PCqIUkErtQU. Na ocasião, serão repassadas as principais orientações acerca da plataforma.

“A Barsa na Rede chega como um novo suporte pedagógico para os nossos alunos e professores, que poderão utilizá-la para inúmeros propósitos. Ela consiste em uma ferramenta completa e multifuncional, incentivando a contextualização e o aprendizado através de textos, imagem, som e movimento dos diversos temas constantes do currículo escolar e temas da atualidade”, afirmou a gerente de Mídias e Conteúdos Digitais do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), Sabrina Araújo.

Neste primeiro momento, a Barsa na Rede estará disponível para estudantes e professores de 12 municípios do Amazonas, além de Manaus. São eles: Silves, Presidente Figueiredo, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Manaquiri, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Novo Airão, Iranduba e Autazes.

Conforme Sabrina, a ferramenta oferece ao professor um conjunto de informações relevantes para o cotidiano, de forma que ele possa planejar suas aulas e potencializar seu trabalho.

“Os conteúdos da plataforma são atualizados com frequência e buscam a relevância e o aprofundamento nas temáticas abordadas, sempre prezando pela imparcialidade. Além disso, ela tem como proposta fornecer informações pertinentes, a fim de estimular o aluno a desenvolver uma visão de mundo autônoma e abrangente”, acrescentou a gerente do Cemeam.

Sobre a Barsa na Rede – Trata-se de um ecossistema inovador de ensino e aprendizagem híbrida e remota, que garante uma integração entre alunos, professores, coordenadores e gestores. Em formato lúdico e gamificado, atrelado a materiais e propostas pedagógicas, desenvolvimento de habilidades e competências inerentes ao amadurecimento do ensino e dos usuários envolvidos, norteados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem como propósito aprimorar os conhecimentos do aluno enquanto eles se divertem.

A Barsa na Rede reforça o aprendizado dentro e fora das salas de aula, inclusive nos lares dos usuários, por meio de um processo pedagógico que envolve as famílias, a escola e a sociedade.

Confira abaixo a programação da formação, que ocorrerá totalmente on-line. Os demais links serão divulgados em breve:

Amanhã, dia 31 – Formação de gestores, pedagogos e equipes das coordenadorias distritais de Educação (CDEs)

9 de abril – Formação para professores das escolas participantes

16 de abril – Ativando a chave de acesso à Barsa na Rede (turmas matutina e vespertina)

23 de abril – Navegando pela plataforma (turmas matutina e vespertina)

30 de abril – Preparando aulas: tarefas, trabalhos para casa, fóruns para sala e redação (turmas matutina e vespertina)

7 de maio – Navegando pela plataforma (para alunos)

14 de maio – Realizando minhas tarefas, trabalhos para casa, fóruns para sala e redação (para alunos)

FOTO: Tácio Melo, Eduardo Cavalcante e Arthur Castro

-publicidade-