As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Profissionais de saúde da prefeitura de Manaus participam de fórum sobre vacinação em gestantes

Gov Agricultura

Profissionais da Prefeitura de Manaus participaram nesta terça-feira, 19/11, no Hotel Blue Tree Premium, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, de um fórum com o tema “Vacinas na Gestante”. O evento reuniu 271 servidores, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), envolvidos diretamente no cuidado de gestantes nas Unidades de Saúde da rede municipal, entre médicos, enfermeiros e profissionais que atuam em salas de vacina.

Segundo a chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, o evento foi organizado em uma parceria com a empresa GSK. “O objetivo é promover a atualização dos profissionais em relação às informações sobre vacinação de gestantes, reforçando a importância das ações de imunização para esse público específico”, informou Isabel Hernandes.

A apresentação do tema no fórum foi conduzida pela enfermeira Ilma Nascimento, gerente científica da empresa GSK, que destacou a importância da vacina em gestantes, os dados de cobertura vacinal e informações atualizadas em relação às vacinas que são recomendadas para gestantes: DTPA (coqueluche, difteria e tétano), Hepatite B e a Influenza (gripe).

“A imunização materna é muito importante porque a vacina protege tanto a mãe quanto o bebê, antes mesmo de a criança nascer, garantindo a proteção até mesmo no momento do parto. E o fórum de vacina tem o intuito de disseminar as informações, conscientizar e apoiar os profissionais que estão mais próximos das gestantes”, afirmou Ilma.

Para a enfermeira Luzia Prado de Souza, que atua na Unidade Básica de Saúde da Família – Sul 7 (UBSF – S 7), no bairro Aparecida, que participou do fórum, a atualização de informações sobre a vacinação de gestantes é essencial para o atendimento à população.

“Hoje, na Unidade de Saúde em que trabalho é feito o acompanhamento de 17 grávidas cadastradas e normalmente as pacientes não têm resistência à vacinação. Mas a capacitação sobre esse tema é importante porque sempre surgem novos métodos de trabalho”, ressaltou a enfermeira.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

você pode gostar também