As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Profissionais de saúde recebem capacitação sobre cuidados à saúde de pessoas vivendo com HIV

A Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realiza capacitação para profissionais de saúde sobre cuidados e monitoramento de pessoas vivendo com HIV. Durante a semana, técnicos do Ministério da Saúde do Departamento de Condições Crônicas e Transmissíveis ministraram a Oficina de Manejo do Sistema de Monitoramento das Pessoas Vivendo com HIV-SIMC e a Oficina de Cuidados Integrais.

O objetivo da oficina é fomentar a qualificação do cuidado com a saúde da população na atenção às ISTs/AIDS e Hepatites Virais. Nos dias 13 e 14 de novembro, os técnicos do MS ministram a oficina “Cuidados Integrais em IST/AIDS/HV”, para profissionais de saúde que atuam na assistência direta às ISTs/AIDS de 32 municípios do Interior e profissionais dos Serviços de Atenção Especializada da Capital (SAEs), com a discussão da atualização dos protocolos de cuidados.

Na terça-feira (12/11), aconteceu uma oficina de manejo do sistema de monitoramento das PVHIV-SIMC, voltada para enfermeiros, médicos, assistentes sociais e farmacêuticos que atuam nos SAEs da capital e interior. Os técnicos Ana Kolling e Lino Silveira, do MS, ministraram a capacitação que tem como objetivo atualizar os profissionais para monitorar a adesão das PVHIV, como a retirada de medicamento, carga viral e consultas. O SIMC é essencial para o monitoramento dos pacientes em tratamento do HIV.

Segundo Evelyn César Campelo, enfermeira da coordenação de IST/AIDS e Hepatites Virais, as oficinas são importantes para manter os profissionais sempre atualizados. “Uma das metas da coordenação é manter os profissionais de atuam diretamente no tratamento das pessoas que vivem com HIV qualificados e munidos de informações para trazer segurança aos pacientes, além de ofertar um atendimento mais humanizado para cada um”.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SUSAM

você pode gostar também