Amazonas Notícias

Programa Brasil Mais Produtivo cadastra 3,4 mil indústrias para consultorias gratuitas

Prefeitura de Manaus informa a previsão climática desta sexta-feira, 1º de março

O programa Brasil Mais Produtivo já cadastrou mais de 3,4 mil micro e pequenas indústrias para receber consultorias gratuitas em eficiência energética e manufatura enxuta, representando 69% da meta de 5 mil empresas para este ano. Até 2027, a iniciativa pretende atender 30 mil empresas de micro e pequeno portes.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o programa é o maior apoio à produtividade e transformação digital no Brasil, com execução do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Também conta com parcerias da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Finep, Embrapii e BNDES.

Os empresários interessados podem se cadastrar na Plataforma de Produtividade para acessar serviços como cursos, ferramentas de gestão e consultorias. Para receber as consultorias, é necessário registrar interesse e aguardar o contato do SENAI e do Sebrae. Os consultores, mais de 1000 espalhados pelo país, realizarão diagnósticos para identificar gargalos e propor melhorias na gestão e produção.

Gustavo Leal, diretor-geral do SENAI, destacou a metodologia desenvolvida em parceria com o Sebrae. “Envolvemos melhorias na gestão, produção, eficiência energética e requalificação profissional, perenizando o conhecimento repassado pelos consultores”, afirmou.

As consultorias de eficiência energética visam reduzir o consumo de energia em pelo menos 10%, eliminando desperdícios e diminuindo a emissão de CO2. Já a consultoria de manufatura enxuta, ou lean manufacturing, busca aumentar a produtividade em pelo menos 20%, eliminando desperdícios no processo de produção. Ambas as consultorias são realizadas com visitas presenciais e regulares dos consultores.

Relacioandos