Take a fresh look at your lifestyle.

Programa da Sepror arrecadou cinco toneladas de frutas e verduras para doação a populações carentes

-publicidade-

Associação do Morro da Liberdade, na zona sul, foi mais recente beneficiada pelo Programa de Redução de Desperdício de Alimentos da secretaria

A Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas (Sepror), por meio do Programa de Redução de Desperdício de Alimentos, realizou nesta quarta-feira (05/02) mais uma ação de entregas de frutas e verduras. Desta vez, a Associação de Donas de Casa do Morro da Liberdade recebeu 900 quilos de alimentos, recolhidos nas feiras Manaus Moderna, Banana e Amazon HortiFruti. Com esta nova entrega, chega a cerca de 5 toneladas o montante de alimentos já doados no começo de 2020.

Conforme o coordenador do programa e assessor da Sepror, Carlos Henrique Silva, o trabalho será ampliado em 2020. “Em 2019 arrecadamos 54 mil quilos, para 108 instituições. Ao todo, 65 mil pessoas foram beneficiadas. Neste ano já entregamos 5 mil quilos de alimentos, e seguiremos com as novas doações e entregas”, destacou.

O programa tem como parcerias Sesc/Mesa Brasil, Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), comércios e feirantes que contribuem para a doação, triagem dos alimentos, até ser entregue aos beneficiários.

Para o feirante Pablito Félix, que contribui com a doação de alimentos, o momento é especial para todos, já que se sente útil fazendo uma boa ação. “Recebemos alimentos perecíveis e alguns não possuem preços comerciais adequados, por isso acabam sendo doados aos necessitados. Tudo que é doado tem qualidade para as mesas, e isso nos deixa bastante felizes”, declarou.

Os alimentos arrecadados são armazenados nos caminhões do Programa Mesa Brasil e encaminhados para o Balneário do Sesc, no bairro Campos Elíseos, onde é feita a triagem e a distribuição.

“Tudo passa por um processo de triagem. Vamos para a banca de alimentos, que passa por uma seleção de alimentos, e são descartados aqueles que já não possuem uma qualidade consumível”, explica o coordenador do Sesc/Mesa Brasil, Elinaldo Barbosa. Segundo ele, as parcerias realizadas desde março de 2019 seguem contribuindo com a segurança alimentar.

A redução de desperdício de alimentos, garante segurança alimentar à população em vulnerabilidade social e contribui para a erradicação da pobreza, por meio do recolhimento dos produtos nas feiras de Manaus e a distribuição para instituições cadastradas.

O titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, explica que os alimentos recolhidos estão maduros, aptos para o consumo humano, e que todo processo de triagem é importante para a doação com qualidade.

“O programa faz parte do plano Safra, alinhado com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU 2020/2030. Além disso, entregamos um caminhão ao programa, e o trabalho está avançando. Já começamos o ano de forma muito positiva e queremos bater a meta de cerca de 60 toneladas de alimentos arrecadados. Alimentos que iriam para o lixo e que, graças a esse programa de redução do desperdício em feiras, chega às mesas de forma saudável ao consumo das populações carentes via Mesa Brasil”, destacou.

O programa segue semanalmente com as coletas e parcerias realizadas pelo Sistema Sepror com a comunidade durante todo ano de 2020.

FOTO: Divulgação/Sepror

-publicidade-