24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Programa de diabetes e hipertensos é avaliado por usuários em Parintins

A avaliação dos usuários do sistema municipal de saúde atendidos pelos programas de hipertensão e diabéticos do Centro de Saúde “Doutor Toda” reflete o compromisso da administração municipal em proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população parintinense. Os profissionais da equipe de saúde, formada por nutricionista, educador físico, enfermeiros e assistentes sociais, além dos médicos Renato Menezes, Renata Braga e Dadimê Veja realizam uma vez por mês encontros com o grupo de Hiperdia com palestras sobre educação alimentar, práticas de exercícios físicos e a melhor forma de tratamento das doenças.

Uma equipe de enfermeiros e agentes comunitários de saúde percorre os três bairros da área de abrangência do centro de saúde (Centro, Francesa e Santa Calara) para fazer a busca ativa de pessoas que necessitam de acompanhamento médico e tratamento de hipertensão e diabetes. A ação mereceu o reconhecimento de todos os mais de 200 usuários atendidos pelo programa de hiperdia.

A aposentada Esmeralda Brandão de Andrade, 62 anos, faz o acompanhamento periódico de diabetes e hipertensão. Ela diz que enquanto na maioria dos hospitais em várias cidades do país as pessoas enfrentam longas filas, no Centro de Saúde Doutor Toda, os usuários contam até com transporte que pega os pacientes nas casas.

A professora Almerinda Castro de Carvalho, 54 anos, procurou o Centro Dr. Toda pela primeira vez apara fazer o acompanhamento da diabetes. Ela diz que, de imediato foi atendida e parabenizou a administração municipal pela qualidade no atendimento.

O aposentado Sebastião Lopes da Silva, 77 também reconhece a excelência no atendimento aos pacientes do grupo de diabetes e hipertensos. Ele ressalta o atendimento melhora mais. De acordo com enfermeiro e coordenador do Programa de Hiperdia, Neander de Souza, as ações são voltadas para prioritariamente para o grupo de diabéticos e hipertensos, mas que a equipe realiza ações para todos os pacientes da unidade de saúde.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui