As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Programa de Extensão da Ufam lança aplicativo sobre violência contra mulher no Amazonas

O OVGAM-App visa apresentar em linguagem acessível dados sobre a violência contra mulheres no Amazonas
Com o objetivo de difundir dados sobre a violência contra mulheres no interior do Estado em linguagem acessível, o aplicativo estatístico OVGAM-App, será lançado dia 19 de outubro, na Universidade Federal do Amazonas. O aplicativo permite acessar um relatório estatístico descritivo e analítico do banco de dados formado a partir da consulta a boletins de ocorrências policiais de delegacias no interior do Amazonas, visitadas entre os anos de 2012 e 2016.

O OVGAM-App foi desenvolvido pelo Observatório da Violência de Gênero no Amazonas, programa de extensão universitária da UFAM, com recursos Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica – PROTEC e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM no âmbito do PAITI. A coleta de dados foi realizada por bolsistas do programa nas regiões do Alto Solimões e Baixo Amazonas. A análise estatística foi conduzida pelo Dr. James Dean Oliveira do Santos Júnior (ICE/UFAM).

Segundo Leonardo Rodrigues de Souza (21), estudante de Estatística da Universidade Federal do Amazonas e programador do aplicativo, em 3 meses já se tinha um esboço, mas o projeto foi finalizado em 9 meses. “O App funciona online. Para produzir esse aplicativo eu pesquisei muito em fóruns, pedi ajuda a alguns professores. A ideia era ter um aplicativo que mostrasse dados graficamente, de forma fácil, coletando dados armazenados em nuvem”. Leonardo explica que, inicialmente, o aplicativo estará disponível somente para computadores, e assim passará por um período de testes e ajustes no funcionamento.

No aplicativo são analisados indicativos como faixa etária da vítima e autor, frequência dos crimes, raça/etnia, estado civil, escolaridade, entre outras funções que permitirão entender melhor as denúncias de violência contra mulheres nas cidades deAmaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tabatinga e Tonantins – no Alto Solimões -, e de Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués e Nhamundá – no Baixo Amazonas.

O lançamento faz parte da programação do “Seminário Violência & Gênero no Amazonas”, evento que promoverá debates e discussões sobre violência, gênero e orientação sexual no Amazonas.
SERVIÇO:
O que: Lançamento OVGAM -app
Quando: 19 de outubro, 14h
Onde: Auditório Rio Amazonas, Faculdade de Estudos Sociais FES – UFAM

você pode gostar também