Amazonas Notícias

Programa educacional contribui com a queda de 84% na taxa de crianças e adolescentes sem documentação oficial no Amazonas

Atividades realizadas pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) contribuíram com a queda de 84% na taxa de crianças e adolescentes sem documentação oficial em comunidades ribeirinhas e bairros periféricos de 9 municípios do interior do Amazonas entre os anos de 2019 e 2022. A organização recentemente completou 15 anos de atuação contribuindo para a conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida dos povos da floresta.

As crianças e adolescentes que participam das atividades recebem um acompanhamento socioassistencial, realizado por meio de visitas domiciliares, com o intuito de identificar os principais indicadores de vulnerabilidade existentes.

A partir das constatações e necessidades observadas, a FAS aciona, nos municípios, os órgãos/equipamentos responsáveis pela demanda detectada. Com essas parcerias, são direcionadas propostas de soluções que possam amenizar as dificuldades entre a juventude amazônida.

Para a regularização de documentações oficiais, a organização conta com o apoio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo e das prefeituras de cada município. Dessa forma, é possível promover ações de cidadania, o que inclui serviços como a retirada de primeira ou segunda via de documentos.

As atividades são realizadas por meio do Programa de Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes Ribeirinhas da Amazônia (Dicara) que atende o público de 0 a 17 anos em comunidades ribeirinhas e bairros periféricos de 9 municípios do interior do Amazonas. São realizadas diversas ações nos eixos de Educação e Cidadania com o intuito de proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes, além do empoderamento desse público e o desenvolvimento de habilidades e potencialidades já existentes.

A recepção do público é positiva, como relata a gerente do Programa de Educação para Sustentabilidade da FAS, Fabiana Cunha. “Nas comunidades ribeirinhas, as atividades são bem recebidas pela população, com os jovens participando ativamente e modificando a realidade de todos. Os projetos da FAS garantem também oportunidades para que os participantes se integrem mais com a sua comunidade, gerando mais valor ao local onde vivem”, afirma. 

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021.
Créditos de imagem: Samara Souza

Relacioandos