Take a fresh look at your lifestyle.

Programa ‘Escola Segura, Aluno Cidadão’ é lançado neste sábado (08/02)

-publicidade-

Projeto da Secretaria de Educação visa melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, proporcionando ambiente seguro e agradável nas unidades da rede estadual

Com foco na redução da violência no ambiente escolar, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto realiza, neste sábado (08/02), o relançamento do programa “Escola Segura, Aluno Cidadão” (Pesac), na Escola Estadual Vasco Vasques, na zona leste de Manaus. O projeto busca ainda contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, proporcionando ambiente seguro e agradável nas unidades da rede estadual.

Neste ano, com o intuito de expandir as ações da iniciativa, foram realizadas mudanças primordiais, que vão desde a alteração de critérios para adesão ao projeto à metodologia usada nas escolas.

A secretária adjunta da Capital, Arlete Mendonça, conta que a reformulação do programa se deu para que mais unidades pudessem aderir ao Pesac. “Nós tivemos muitos pedidos de escolas que desejam aderir ao programa e, por isso, consideramos reformular a metodologia para, assim, ampliá-lo às demais unidades da capital e do interior, que já demonstram interesse”, explicou Arlete Mendonça.

Segundo a gestora da Escola Estadual Vasco Vasques, Elizandra Nunes, a iniciativa é aguardada com ansiedade na escola, visto que a comunidade está situada em uma área de vulnerabilidade social.

“Enquanto gestora, vejo que a iniciativa trará um grande avanço a nossa instituição. O corpo pedagógico já está se preparando e vemos que, com a chegada do Pesac, não só haverá a mudança comportamental, como também aguardamos a melhora no rendimento escolar, visto que, atualmente, o quadro de evasão ainda é muito recorrente”, conta ela.

Consulta Pública – O principal ponto de partida para adesão das escolas ao programa são as consultas públicas realizadas junto à comunidade escolar. Tais consultas visam formar um mecanismo de transparência para obter informações e sanar dúvidas sobre os direitos e deveres dos alunos, bem como o papel de pais e responsáveis dentro do Pesac, além de estimular o debate sobre as questões de interesse coletivo.

A consulta pública na Escola Estadual Vasco Vasques foi realizada, nesta sexta-feira (07/02), e teve o voto unânime de mais de 290 pais e responsáveis, nos turnos matutino e vespertino.

Rubens Lima, pai de uma estudante da unidade escolar, afirma que apoiar este projeto é de grande importância, visto que o mesmo deve trazer grandes resultados para a comunidade. “Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais do Pesac e percebemos que ele veio para valorizar e estimular o estudante a ter mais disciplina e responsabilidade dentro e fora da instituição, podendo ser, assim, um multiplicador das boas práticas educacionais”, disse Rubens Lima.

FOTO: Divulgação

-publicidade-