27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Programa Mesa Brasil tem nova sede no AM

O Serviço Social do Comércio (SESC) inaugura, no próximo dia 24 de abril, o primeiro banco de alimentos da região Norte de iniciativa privada, e que funcionará como sede do Programa Mesa Brasil no Amazonas. O espaço será chamado: “Banco de Alimentos Ubaldino Meirelles da Silva”, em homenagem ao funcionário autárquico e político brasileiro, cuja trajetória é composta de intensas conquistas e contribuições para o desenvolvimento do estado.

O Programa Mesa Brasil é uma iniciativa nacional do SESC, inspirado em ações de colheitas de alimentos do Departamento Regional de São Paulo. No Amazonas, a Administração Regional do Sesc integrou-se a esta importante ação social, lançando o Programa no dia 22 de setembro de 2003. Ao longo de 13 anos de atuação, inúmeras ações foram realizadas, tanto no campo nutricional quanto no social, com o objetivo de combater a fome e o desperdício, além de garantir às instituições sociais e pessoas atendidas o acesso à alimentação segura, à geração de renda e melhor qualidade de vida.

A evolução do programa, incluindo seus indicadores e ampliação das atividades, demandaram a construção de um espaço próprio para o Mesa Brasil no Estado. A nova sede está localizada no Balneário José Ribeiro Soares (Sesc Balneário), Zona Centro-Oeste de Manaus, e dispõe de 1.296,00m² de área construída. Composta por dois andares, a área abrigará as atividades administrativas e um espaço maior para o recebimento, armazenamento e distribuição de alimentos; também incluindo câmera frigorífica e área para a higienização de alimentos, equipamentos e veículos.

A infraestrutura conta com sala de atendimento às instituições e doadores, uma cozinha-escola e sala de treinamento apropriada ao desenvolvimento de cursos, oficinas e palestras que estimulem práticas de alimentação saudável, aproveitamento integral de alimentos e a geração de renda. Com a nova sede em operação, a previsão é que haja um aumento entre 6 e 8% no quantitativo de doações e, proporcionalmente, do número de atendimentos.

Para se ter uma ideia da importância e dimensão desse trabalho, o Mesa Brasil Sesc Amazonas distribuiu, nesses 13 anos, mais de 21 toneladas de alimentos no estado. Somente em 2016, foram arrecadas e distribuídas mais de 2,8 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 583 mil pessoas. Dados que reforçam que o Mesa Brasil é o resultado da ação conjunta entre o Sesc, doadores, parceiros, instituições sociais e voluntários que, juntos, consolidam este compromisso social e formam uma grande rede de solidariedade.

Sobre o Mesa Brasil

Buscar onde sobra e entregar onde falta. Assim atua o Programa Mesa Brasil Sesc, que funciona como uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício no Brasil. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social.

Trata-se de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. Mais de 39 toneladas de alimentos foram distribuídas no ano de 2016, no Brasil, beneficiando a 6.077 instituições cadastradas no Programa. Diariamente, cerca de 1,7 milhões de pessoas são atendidas de norte a sul do país.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui