Take a fresh look at your lifestyle.

Programa ‘Muda Manaus’ aproxima comunidade e poder público, no Ceti Elisa Bessa Freire

-publicidade-

Ações e orientações na unidade de ensino acontecem até as 14h deste sábado (08/02)

“Dava pra ver os olhos dos pais brilhando quando vinham fazer a matrícula e diziam: ‘Meu deus, essa escola está linda!’”. A satisfação é da gestora do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, Maria do Carmo Fonseca. O Ceti faz parte das sete escolas do bairro Jorge Teixeira que serão revitalizadas no programa “Muda Manaus”. Inaugurada em 2011, essa é primeira revitalização que a unidade recebe.

O Ceti, que tem apresentado nota crescente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), está sediando a segunda edição do “Muda Manaus” e conta, até este sábado (08/02), com estandes de 24 órgãos da administração estadual, com atuação em Educação, Esporte e Lazer; Emprego e Renda; Infraestrutura, Habitação e Saneamento Urbano; Justiça, Cidadania, Cultura e Assistência Social; Saúde e Assistência Familiar; e Segurança e Ordem Pública.

Dentre as ações desta edição, estão palestras sobre Educação Física Permanente e no Referencial Curricular Amazonense, práticas de Educação Física Inclusiva e oficinas de jogos intergeracionais, música, artes cênicas, dança e teatro.

Maria do Carmo explica que estão sendo revitalizados o auditório da escola e os telhados, que apresentavam goteiras. Além disso, a unidade recebeu também uma nova pintura. “Uma delas [das revitalizações] me deixou muito feliz, que foi a nossa quadra de esporte. Ela estava completamente destruída e praticamente não tinha mais pintura e piso. O ‘Muda Manaus’ trouxe uma nova roupagem para a quadra, principalmente, porque agora vamos ter badminton também, que é um esporte novo e nossa clientela gosta muito”, pontuou.

No estande da Secretaria de Educação e Desporto, há técnicos durante todo o dia para sanar dúvidas e auxiliar a comunidade com relação aos serviços oferecidos pela pasta, como matrículas, Ouvidoria e o Provão Eletrônico, conforme conta o ouvidor da secretaria, Erick Nogueira.

“Estamos orientando sobre a Ouvidoria, que é o nosso setor, sobre quais os canais pelos quais as pessoas podem fazer manifestos sobre possíveis irregularidades nas escolas, sobre matrículas e sobre o Provão Eletrônico, que tem sido a maior demanda das comunidades onde o ‘Muda Manaus’ tem se instalado. Aqui no Jorge Teixeira, o Provão vai acontecer de 17 a 21 de fevereiro, na Escola Estadual Vasco Vasques. As inscrições podem ser feitas por meio do site http://examesupletivo.seduc.am.gov.br/ e também presencialmente, no Centro Cultural Aníbal Beça (antigo Centro Cultural Thiago de Mello)”, detalha Nogueira.

Além do Ceti Elisa Bessa, a partir da segunda-feira (10/02), as escolas Vasco Vasques, Professor Cleomenes do Carmo Chaves, Professor Demóstenes Belduque Araújo Travessa, Professora Cecília Ferreira da Silva, Frei Mario Monacelli e Ceti Sérgio Pessoa vão sediar oficinas e palestras até o dia 21 de fevereiro.

A estimativa é que 33 mil alunos sejam atendidos nesta segunda edição do “Muda Manaus”, que foi criado com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade social e melhorar a qualidade de vida da população na capital do estado.

FOTO: Eduardo Cavalcante

-publicidade-