As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Programa Transforma dá início às capacitações para escolas do Amazonas

O Programa Transforma, criado pelo Comitê Rio 2016 para promover esportes e valores Olímpicos e Paralímpicos nas escolas, vai começar em setembro as capacitações à distância e presencial no Amazonas. O trabalho será feito em parceria com o Governo do Estado e Prefeituras através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e as secretarias municipais.
O treinamento virtual ocorrerá por meio de uma plataforma de ensino a distância do Ministério da Educação (MEC). Cada público terá uma formação com conteúdo específico de acordo com a atuação dentro das escolas. O público-alvo são coordenadores pedagógicos, professores de educação física e tutores de agentes jovens.

Segundo o coordenador estadual do Comitê Organizador do Torneio Olímpico de Futebol Manaus 2016, Mário Aufiero, o objetivo é levar o Transforma para todos os municípios do Amazonas. “Esse programa é muito importante porque é justamente o legado social que os Jogos Olímpicos vão deixar para a nossa cidade. Portanto, estamos nos empenhando bastante para planejar e realizar com êxito essas atividades”, afirmou.

Paralelo à capacitação à distância, também será oferecido o treinamento presencial em Manaus, no mês de setembro. Na capital, o programa vai abranger 100 escolas (50 municipais e 50 estaduais). Serão oferecidos, gratuitamente, materiais didáticos, cursos de formação, capacitações esportivas, desafios escolares e sugestões de conteúdo para aulas.

“O Legado dos Jogos Olímpicos se constrói com parceria. Vamos transferir a metodologia de formação do Transforma para as equipes das secretarias de educação do Município e do Estado e esses profissionais capacitados irão formar os coordenadores pedagógicos e os professores de educação física que serão os Multiplicadores do Transforma nas escolas”, explicou o gerente de Educação do Comitê Rio 2016, Vanderson Berbat.

Reunião – No dia 19 de agosto, a coordenação do Programa Transforma do Comitê Manaus 2016 realizará uma reunião com os presidentes de federações esportivas no Amazonas e representantes das secretarias municipais e estaduais de Educação e Esporte. O objetivo é apresentar o programa para esse público, que será responsável pela execução das atividades.

Lançado em 2014, o programa já impacta 2.200 instituições públicas e privadas do Rio de Janeiro, Brasília e Minas Gerais, com um milhão de alunos envolvidos direta ou indiretamente. No Rio, o Transforma já integra o sistema de políticas públicas da cidade.

Festival – Além das atividades nas escolas, também serão realizados os Festivais Transforma, em parceria com as federações, para promover o primeiro contato com esportes olímpicos e paralímpicos pouco praticados no Brasil, como badminton e goalball. Manaus terá os mini-festivais, que irão ocorrer em todas as zonas geográficas da cidade nos centros de convivência, parques e escolas, e dois grandes festivais, previstos para acontecer na Vila Olímpica e na Arena da Amazônia.

você pode gostar também